Filme da EMEFE Caminhos do Aprender, “150 Anos da Imigração Italiana”, estreia nesta terça, 30, na Casa das Artes, em Bento

A data desta terça-feira, 30 de setembro de 2025, vai marcar um significativo passo para a inclusão. Ocorre na Fundação Casa das Artes, a partir das 18h30, o evento de estreia de “150 Anos da Imigração Italiana”, produzido pela equipe escolar da EMEF Caminhos do Aprender, protagonizado pelos alunos surdos.

Fazendo parte do projeto norteador “Sustentabilidade Cultural: A Bento de Ontem, de Hoje e do Futuro”, o curta-metragem, desde já, se configura uma obra precursora de inclusão na história educacional e cultural do município. A surpresa está sendo mantida sobre como o roteiro foi desenvolvido, mas algumas cenas já mostram os atores em ação em pontos turísticos do município.

O curta-metragem foi gravado e editado pelo celular, aparelho democrático que possibilita o fomento da produção independente com liberdade criativa. Os atores são André Damassini, Emanuelly Somera Alves, Pedro Henrique Mazurkevicz, Wendel Junior da Rosa Carvalho, e conta com a participação das professoras Rosilei Maria Machado e Elisa Ariotti, da tradutora intérprete Ione Regina Gregório Cavalheiro e das auxiliares educacionais Priscila Guterrez Hass e Elisabete de Fatima Sabino Borges. Direção é de Gisele Picolli e Rodrigo Garcia Fraga.

“Queremos que o filme seja um legado, um exemplo de inclusão e representatividade, pois é preciso termos mecanismos efetivos para vencer as barreiras dos pré-conceitos e preconceitos”, evidencia Gisele.

Após a estreia na Casa das Artes, “150 Anos da Imigração Italiana” será exibido, em outubro, em Canoas na VII Mostra Cultural Surda, e depois disponibilizado na página oficial do YouTube da EMEFE Caminhos do Aprender.

Serviço

O que: estreia do filme “150 Anos da Imigração Italiana”, da EMEFE Caminos do Aprender

Quando: 30 de setembro de 2025

Horário: 18h30

Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Fonte e foto: Prefeitura

error: Conteúdo Protegido