Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (Plan-Vale) entra na reta final

A versão preliminar do Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (Plan-Vale) está quase concluída e deve ser apresentada em outubro às administrações de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. O texto servirá como referência para a criação de um projeto de lei que precisará passar pela análise e aprovação das Câmaras de Vereadores dos três municípios.

O trabalho chegou a esta etapa após três audiências públicas e levantamentos qualitativos realizados com turistas em setembro. O documento estabelece parâmetros objetivos para novas construções, ocupações e atividades econômicas na região, oferecendo mais clareza e segurança jurídica para moradores e investidores. Apesar de algumas preocupações da comunidade sobre a possibilidade de grandes empreendimentos ou de mudanças no texto durante a tramitação legislativa, Ribeiro enfatiza que a proposta tem como foco a preservação da identidade local.

O documento é resultado da colaboração entre prefeituras, especialistas, moradores e instituições como o Ministério Público Estadual. A proposta busca equilibrar preservação ambiental, valorização cultural e planejamento urbano, servindo de base para futuras revisões dos planos diretores municipais.

Além de mapear desafios, o Plan-Vale define cinco princípios norteadores:

  • Sustentabilidade cultural e paisagística
  • Turismo com desenvolvimento equilibrado
  • Proteção e gestão integrada do território
  • Participação efetiva da comunidade
  • Inovação e competitividade regional

Denominação de Origem permanece protegida

O Vale dos Vinhedos conquistou em 2012 o selo de Denominação de Origem (D.O.), que garante reconhecimento à região por características únicas, fruto de fatores naturais e humanos. De acordo com os responsáveis pelo Plan-Vale, o plano não altera esse status — pelo contrário, deve reforçá-lo. Entre as ações previstas está a revisão de pontos da legislação estadual que definem latitude e longitude da área, permitindo uma ampliação criteriosa do território contemplado.

Saiba mais sobre o Plan-Vale no link: Home | Plan Vale

Central de Jornalismo Difusora

Foto: arquivo | Silvia Tonon | divulgação

error: Conteúdo Protegido