UCS Talk Profissões reuniu cerca de 800 alunos de seis municípios nesta quarta-feira (24) para conhecerem cursos e estrutura acadêmica
Cerca de 800 alunos do ensino médio vislumbraram, de modo mais claro, os rumos da futura vida profissional deles, durante a edição 2025 do UCS Talk Profissões, na UCS Bento. Oriundos de escolas de seis municípios da região, eles participaram de um circuito de conhecimento, nesta quarta-feira (24), relacionado aos mais de 25 cursos de graduação e aos espaços de aprendizagem do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.
Nesse grande encontro de terceirões de colégios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Barão e Salvador do Sul, o foco da instituição se volta à orientação da escolha da carreira. Por isso, coloca frente a frente alunos e professores, numa troca que permite apresentar não apenas os cursos, mas também todas as possibilidades e áreas de atuação profissional que eles proporcionam. “Entendemos que o jovem de hoje ainda tem muitas dúvidas sobre o que fazer, às vezes ele sabe a área que quer atuar, mas tem dúvidas sobre a função que exercerá após a jornada formativa. Além de explicar um pouco mais sobre cada curso dentro das áreas de conhecimento, elucidamos os estudantes frente à estrutura qualificada que temos para cada um dos cursos, ambientando o aluno já ao ensino superior. E nós temos o desafio de envolvê-los na aprendizagem de forma atrativa, com inovação, para que eles subam na escada do conhecimento, porque cada degrau que ele passa, ele fica mais qualificado”, disse o diretor acadêmico da UCS Bento, Mauricio Schafer.
Ao longo do dia, eles se aproximaram de graduações de todas as áreas de conhecimento – Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Ciências Exatas e Engenharias, Humanidades, Ciências da Vida e Artes e Arquitetura – e participaram de visitações guiadas. Em uma dinâmica atrativa, os alunos recebiam um “passaporte”, indicando os locais e atividades de visitas e onde os “destinos” iam sendo carimbados, dando direito a brindes ao final.
Para ajudar a esclarecer a respeito do que estudar no futuro, ou simplesmente para confirmar intenções, os alunos podiam realizar, também, teste de orientação profissional. Foi o caso das colegas Evelin Vitória Santos, 17 anos, e Heloíse Mendonça de Aguiar, 18, estudantes do Instituto Estadual de Educação Irmã Teofânia, de Garibaldi. “O teste me ajudou a ter certeza em fazer Direito”, contou Heloíse. “Para mim também confirmou o que eu já imaginava, Psicologia”, disse Evelin.
Os estudantes também puderam explorar parte da infraestrutura acadêmica do campus. Os laboratórios, tanto de Exatas quanto de Ciências da Vida, motivaram intensas visitas. Enquanto no laboratório de Habilidades eles puderam ver os bonecos de última geração utilizados para simular atendimentos reais, no de Usinagem e Mecânica conheceram equipamentos para a fabricação de peças. Tudo isso contribuiu imensamente para os estudantes se enxergarem num futuro breve. “Gostei muito de toda a experiência, foi bem legal entender melhor como é que os cursos funcionam, quais são as áreas de atuação deles, todos os processos”, disse a estudante do Irmã Teofânia Eduarda Grassi, 18, que pretende cursar Psicologia. Vinícius Gobbi, 18, da mesma escola, ainda não sabe qual curso vai escolher. Mas a passagem pelo UCS Talk Profissões ajudou a direcionar para algumas áreas. “Gostei muito, porque deu para conhecer um pouco mais de cada curso para tentar me decidir. Ainda estou em dúvida, mas penso em algo direcionado a finanças, talvez Ciências Contábeis”, afirmou.
Estreante no Talk, a professora do curso de Fisioterapia Tanara Biachi Ferraz disse que o evento promovido pela universidade proporciona vivências que serão determinantes para eles decidirem a profissão. “Nós trouxemos algumas ferramentas que utilizamos nas aulas práticas, então o aluno vê e começa a vivenciar isso, ter curiosidade. Percebemos que eles queriam saber bastante a respeito das possibilidades de atuação depois da formação, as áreas onde eles poderiam aplicar o conhecimento”, avaliou.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Tiago Garziera
Primavera dos Museus: neste domingo, Museu do Imigrante, em Bento, está aberto para visitação das 10h às 16h
Maila Conte, de Bento Gonçalves, foi a única brasileira a conquistar a Medalha de Ouro no InnovaCities com projeto de sustentabilidade
Governador Eduardo Leite lança SUS Gaúcho e destina R$ 1 bilhão adicional para a saúde até final de 2026