A Defesa Civil de Bento Gonçalves, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), segue com o trabalho de prevenção de desastres no Município. Serão instalados um conjunto de equipamentos de monitoramento geotécnico compostos por pluviômetros automáticos e sensores de umidade de solo – para que sejam coletados os dados sobre a quantidade de chuva acumulada e o conteúdo de água no solo. Na terça-feira (23) foi instalado o equipamento na UCS, Tuiuty e Fundaparaque. As próximas etapas ainda devem compreender Faria Lemos e outras áreas.
As equipes realizam a sondagem e verificação do solo para posterior instalação dos equipamentos.
Conforme o coordenador da Defesa Civil Rodrigo Wermuth “os dados gerados, juntamente com o mapeamento de riscos geológicos da região, permitirão aprimorar o monitoramento de condições de desastres relacionados a movimentos de massa”, disse.
O Cemaden está trabalhando com o apoio da Defesa Civil local e das prefeituras dos municípios onde serão instalados todos os equipamentos, para a divulgação e conscientização da importância do projeto junto à comunidade e moradores das áreas de risco.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Primavera dos Museus: neste domingo, Museu do Imigrante, em Bento, está aberto para visitação das 10h às 16h
UCS Bento aproxima possibilidades profissionais de estudantes do ensino médio
Maila Conte, de Bento Gonçalves, foi a única brasileira a conquistar a Medalha de Ouro no InnovaCities com projeto de sustentabilidade