Evento ocorreu no último final de semana na ABCTG e reuniu mais de 30 trovadores
Os Festejos Farroupilhas 2025 se encerraram no último final de semana em Bento Gonçalves. Neste ano, a programação contou com o inédito evento Vindima do Verso Gaúcho. Organizado por Juliano Da Silva, o festival reuniu mais de trinta trovadores de diversas estâncias do Rio Grande do Sul e além fronteiras também, com o objetivo de dar visibilidade e valorizar essa prática cultural e artística.
Os participantes, com idades de 10 a 85 anos, exerceram sua arte por meio de três estilos: Campeira, Martelo (não tem tema e é preciso finalizar o verso do outro) e Gildo de Freitas. Os declamadores entregaram um misto de criatividade e habilidade técnica, acompanhados por dois gaiteiros, Eribelto Trindade e Turco Chaves. A tarefa foi difícil para a comissão avaliadora, composta por Jorge Macumbia, Eron De Oliveira, Roger Chaves, devido ao alto nível dos trovadores. 21 participantes receberam troféu e quantia simbólica em dinheiro.
O troféu Campeão dos Campeões foi para Elizando Chaves, de São Gabriel, pertencente a 18ª RT. Com 28 anos, Elziandro herdou essa arte pelo tios maternos, e, nestes treze anos de trovador, ganhou mais de 180 premiações.
“A trova é o meu mundo. Trabalho durante a semana pensando no próximo festival. Ela me deu muitas coisas; simples fato de expressar uma mensagem, divertir a plateia, a motivação para minha vida. Meu filho de 10 anos está iniciando nesse meio e isso fortaleceu muito a nossa relação”, enfatiza Elizandro.
A Vindima do Verso Gaúcho consolidou uma importante ferramenta de proteção e de promoção da declamação tendo criado um evento com traços próprios do município e região.
“Ficamos muito felizes pelo festival ter uma estrutura exemplar e ter a valorização da trova. Com certeza, Bento Gonçalves deu exemplo para muitos municípios, na maneira mais simples: com profundo conhecimento e transparência. Com certeza nas próximas edições vamos fazer todo o esforço para retornar”, promete o campeão.
Para Juliano, o sentimento foi de dever cumprido. Apesar de estar a pouco tempo na lida, teve uma inciativa pioneira que projeta Bento Gonçalves na agenda tradicionalista estadual.
“Finalizamos com as pessoas querendo voltar no ano que vem, com o feedback de estar bem organizado, de ouvir as pessoas falando ‘como isso nunca aconteceu na nossa cidade’. Veio para ficar”, afirma Juliano.
Para o presidente da ABCTG, Antônio Carlos de Menezes, “foi um evento de magnitude, tendo a satisfação de receber, pela primeira vez no nosso município, grandes nomes da trova do Rio grande do Sul. Agradeço a vinda de todos que abrilhantaram a nossa programação dos Festejos Farroupilhas”.
O Secretário de Cultura, Evandro Soares, esteve acompanhando a final, no domingo, 21 de setembro.
“Foi um espetáculo de muita qualidade artística que reverenciou a oralidade, a criatividade, o ritmo, a habilidade técnica, de grandes mestres que são símbolos vivos do Tradicionalismo no estado. Podemos dizer que são representantes de uma arte clássica, constituindo-se referências, demonstrando no palco da ABCTG a viva chama do verso gaúcho. A primeira colheita foi abundante. Vida longa ao evento”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Primeira edição da campanha Ganha-Ganha Farroupilha encerra com comércio em alta no Rio Grande do Sul valorizando cultura gaúcha
Virada do último lote de inscrições para a Sparkling Night Run ocorre nesta quinta-feira
PRF prende motorista após perseguição de 20 minutos na BR-470, em Nova Prata