Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra espumante brasileiro e pertencimento comunitário na Fenachamp

Festa abre no dia 02 de outubro, em Garibaldi

Além de festejar o produto com o qual colhe premiações ao redor do mundo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi fará da Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp) um encontro para celebrar sua presença comunitária. Ao longo dos 13 dias do evento, cuja abertura ocorre no dia 2 de outubro, todo atendimento no estande da marca será feito por cerca de 40 funcionários da cooperativa.

Com isso, a ideia não é apenas valorizar o espumante feito por pessoas de Garibaldi, mas elas próprias, como símbolos de uma tradição que se renova no município desde 1913, quando o primeiro espumante brasileiro foi elaborado na cidade. A estratégia, assim, é transmitir ao visitante todos os valores dos cooperados e a paixão com a qual os produtos são elaborados na Garibaldi a partir das pessoas que espelham essas qualidades diariamente na cooperativa. “Ao termos contato direto com o nosso consumidor, podemos transmitir a qualidade e a história dos nossos produtos que já transmitimos nas vendas aqui na empresa, aproveitando ainda para ampliar nosso conhecimento e fortalecer nossas habilidades de comunicação. Representar a vinícola em um evento desse porte, reforça a imagem de tradição, excelência e valorização da nossa região e do espumante brasileiro”, opina a assistente comercial Daiane Cadorin, uma das funcionárias que será a cara da cooperativa na festa.

No encontro, a Cooperativa Vinícola Garibaldi preparou um espaço acolhedor para receber os apreciadores de seus premiados rótulos. Um vasto mix com diferentes estilos de espumantes, de leves a estruturados, de doces a secos, de brancos a rosés, alcoólicos ou não, aguardam para serem espocados e degustados. Entre alguns dos destaques está o espumante Garibaldi Floratta, lançamento deste ano. Espumante doce e aromático traz para a taça a conexão entre homem e natureza, inspirada no conceito do renascimento, designado pelo termo italiano que nomina a bebida. Elaborado a partir de duas variedades de uvas da família Moscato – de Alexandria, branca, e de Hamburgo, tinta, responsável pela coloração rosa blush e as notas de frutas vermelhas –, o Floratta tem protocolo de vinificação baseado em uma única fermentação, o que ajuda a preservar os aromas frescos e frutados das uvas. “É um produto jovem, no qual buscamos como principal característica o equilíbrio entre açúcares e acidez. A ideia foi termos um espumante bem equilibrado, de bom frescor e de boa tipicidade, além de baixo teor alcoólico, atendendo a esse público e mercado em crescimento”, aponta a enóloga Priscila Pasqualini, que também estará na equipe de atendimento da cooperativa na Fenachamp. Além dos aromas de frutas vermelhas – cereja e framboesa –, há um toque de mel. Em boca, é delicado e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Na Festa, a bebida estará sendo comercializada tanto em taça quanto em garrafa.

De perfil bem diferente, o Garibaldi Nature Sur Lie é um espumante em sua forma mais pura e também estará à disposição para oferecer novas experiências ao consumidor. Como ele não passa pelo processo de dégorgement, as leveduras seguem no processo de autólise, influenciando as características da bebida até que ela seja aberta. Elaborado pelo método Tradicional com uvas Chardonnay e Pinot Noir, a bebida praticamente desprovida de açúcar matura durante 36 meses. De cor amarelo dourado e aspecto turvo decorrente das borras finas que permanecem no produto, tem notas intensas de panificação, frutas secas e toque de mel. Em boca, é complexo e elegante, se destaca por sua cremosidade e persistência e pelo paladar.

Mais doce, mas com ótimo equilíbrio entre açucares e acidez, outro destaque do portfólio da Garibaldi será o conhecidíssimo espumante Garibaldi Moscatel. Para a festa, a bebida chega com nova roupagem, destacando sua edição Grand Or, alusiva à grande medalha de ouro conquistada no concurso francês Citadelles du Vin deste ano, quando alcançou nota superior a 95 pontos dos jurados. Multipremiado, o produto é elaborado pelo processo Asti com as uvas Moscato Branco e Moscato Giallo. Visualmente, tem coloração clara com reflexos esverdeados, e suas notas são de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel. No paladar, é suave e cremoso.

Parte desses produtos, como o Garibaldi Sur Lie e o Garibaldi Moscatel, entre outros, serão vendidos na Fenachamp apenas em garrafas. Mas outros espumantes, caso do Garibaldi VG Nature, do Floratta e do Moscato Zero Álcool, serão comercializados também em taça. A Fenachamp ocorre no parque homônimo e terá programação até o dia 26 de outubro, sempre de sexta a domingo. Além de espaços gastronômicos e de degustações, haverá apresentações culturais, desfiles temáticos e shows musicais. Os ingressos custam R$ 20,00, mesmo preço do estacionamento.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Cassius Fanti

error: Conteúdo Protegido