A programação diversificada une momentos de devoção, como o Tríduo preparatório e as Missas solenes, a eventos culturais na recordação dos 150 anos da Imigração Italiana e do aniversário de inauguração e dedicação da Igreja-Mãe da Diocese
Com o lema “Com Santa Teresa, peregrinos da Esperança”, a Catedral Diocesana de Caxias do Sul lança oficialmente a programação da Festa de Santa Teresa D’Ávila 2025, padroeira da cidade. As celebrações, entre os dias 28 de setembro e 15 de outubro, prometem uma intensa jornada de fé, cultura e comemorações de marcos históricos para a comunidade local.
A programação diversificada une momentos de devoção, como o Tríduo preparatório e as Missas solenes, a eventos culturais que valorizam a história e os talentos da região. Neste ano, os festejos terão um significado especial, celebrando os 125 anos de dedicação da Catedral Santa Teresa, então Igreja Matriz da localidade até a criação da Diocese de Caxias do Sul em 08 de setembro de 1934, e os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Abertura com formação, Missa e música
As atividades têm início no domingo, 28 de setembro, com uma programação que une fé e cultura. Às 17h, no Espaço Mater Dei, o frei Everton Machado, provincial dos Carmelitas Descalços, conduzirá a formação “A Vida de Santa Teresa, um cântico de Esperança e Misericórdia”.
Logo após, às 19h, acontecerá a Celebração Eucarística com bênção para as famílias, sob o tema “Em Cristo, a Esperança das Famílias”. Encerrando a noite de abertura, às 20h, a Catedral receberá o espetáculo “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas”, com o Grupo de Cordas da UCS e Piano, e os solistas Karina Dante (soprano) e Maicon Cassânego (tenor).
Tríduo e Comemorações Especiais
O Tríduo em honra à padroeira seguirá pelos domingos seguintes, cada um com uma intenção particular:
- 05 de outubro (domingo), às 19h: a Celebração Eucarística será em Ação de Graças pelos 150 anos da Imigração Italiana e os 125 anos da dedicação da Catedral. A Missa será presidida por Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, com o tema “Em Cristo, a Esperança dos Jovens”.
- 12 de outubro (domingo), às 19h: coincidindo com a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a celebração será presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul. O tema da noite será “Na Cruz de Cristo, nossa Esperança”.
Semana festiva e aniversário de inauguração e dedicação da Catedral
Os dias que antecedem o Dia Festivo da padroeira de Caxias do Sul serão marcados por momentos celebrativos e culturais, recordando a importância da Igreja-Mãe da Diocese a partir da cultura, da fé, da arquitetura e da história do povo.
- 13 de outubro (segunda-feira): Após a Missa das 19h, haverá uma apresentação especial da Orquestra Acadêmica da UCS, enriquecendo a programação cultural da festa.
- 14 de outubro (terça-feira), às 19h: a Celebração Eucarística solene marcará a comemoração oficial dos 125 anos da Dedicação da Igreja Catedral. Presidida por Dom José Gislon, a Missa terá como tema “Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança”.
Dia da Padroeira
O ponto alto dos festejos ocorrerá em 15 de outubro, quarta-feira, dia dedicado a Santa Teresa D’Ávila. A programação será intensa durante todo o dia na Catedral:
- Das 10h às 17h: tradicional bênção dos padres nas escadarias da Catedral, um momento de fé e encontro com a comunidade.
- 19h: solene celebração presidida pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, com a participação do Coral Santa Teresa.
- 20h: a festa encerra com uma confraternização no Espaço Mater Dei, celebrando a união e a devoção da comunidade caxiense à sua Padroeira.
Fonte: Felipe Michelon Padilha
Projeto social do Sesi transforma vidas e leva jovens às seleções gaúcha e brasileira
Farmácia Central e sala para retirada de fórmulas fechadas para balanço nesta quarta-feira
Capacitação de segurança nas escolas segue no Município