Mais de 1,2 mil cirurgias ortopédicas são realizadas no Hospital São Carlos somente em 2025

Equipe de oito ortopedistas faz do HBSC referência para 34 municípios da Serra Gaúcha

O Hospital São Carlos, de Farroupilha, tem na Ortopedia uma especialidade diferenciada, já que a instituição é referência de alta complexidade em traumato-ortopedia para 34 municípios gaúchos. Dentre os principais procedimentos estão artroplastias (substituição por prótese) de joelho e quadril, correção em fraturas e cirurgias de mãos e ombro. Somente em 2025, até agora, 1.269 cirurgias desse tipo foram realizadas no HBSC, por uma equipe de oito ortopedistas. O número já supera o total de 2024, de 772.

Para as artroplastias, que são cirurgias que substituem uma estrutura desgastada por uma prótese, o atendimento completo envolve consulta com especialista e indicação da cirurgia, exames pré-operatórios e agendamento. Os procedimentos são feitos por ortopedistas especializados na área a ser operada, não por generalistas. Após a alta, o hospital ainda atua com consulta de retorno para avaliação, retirada de pontos e acompanhamento do caso.

Responsável pela equipe de traumato-ortopedia do São Carlos, o ortopedista e cirurgião Daniel Lugin Biedrzycki conta que a rotina profissional é bastante dinâmica. “Todos os dias, temos uma realidade mista, com pacientes em primeira consulta, pós-operatório, retorno de atendimentos e também pacientes que chegam pela emergência com polifraturas. Na ortopedia, cada dia é um dia novo. Temos uma equipe e uma estrutura muito boa no hospital, tanto no que precisamos para trabalhar quanto nos colegas médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse serviço precisa de uma equipe bem treinada e organizada, pois o médico não atua sozinho”, reforça.

Conforme o profissional, atuar com Ortopedia, no entanto, também envolve renúncias. “É uma escolha pesada, pois abdicamos do convívio familiar. Não temos dia ou hora, pois infelizmente o trauma, o acidente, tem uma demanda variada. Quando sou chamado, sei que alguém se machucou, seja uma fratura de quadril, muito comum no idoso; ou uma fratura exposta de fêmur, muito comum no motociclista, por exemplo. Quando ficamos horas sem sermos acionados no trauma, sabemos que a população está se beneficiando disso. Nessas horas, focamos nas cirurgias eletivas, atendendo quem tem desgaste no quadril, no joelho… A especialidade é muito gratificante, porque vemos o paciente retornar para a sua realidade, seu dia a dia, recuperado”, comenta.

Janete Toigo, superintendente-geral da instituição, reforça o compromisso do HBSC. “O Hospital  São Carlos é referência regional em Ortopedia devido à atuação de uma equipe  qualificada, à infraestrutura, ao parque tecnológico de última geração que temos e a um atendimento diferenciado, que prioriza a excelência e a humanização em todas as etapas do cuidado ao paciente”, pontua.

Entidade privada filantrópica, o HBSC atende convênios, particulares e SUS. No Centro de Especialidades, estão disponíveis: cardiologia, cirurgia da cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, geriatria, ginecologia, hematologia, infectologia, infectologia pediátrica, neurocirurgia, obstetrícia, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, proctologia, psiquiatria, traumato-ortopedia, urologia e vascular.

Fonte: Nort Estratégias

Fotos: Luciane Modena

error: Conteúdo Protegido