Em reunião com presidente da Finep, Claudio Bier pede que o RS não seja penalizado em linhas de fomento à inovação

No evento realizado nesta sexta-feira (19), Luiz Antônio Elias garantiu que não haverá perda de recursos para o estado em relação a outras regiões

 

“Para mantermos nossa excelência como um dos estados mais inovadores do Brasil, não podemos ser penalizados nas linhas de fomento do governo”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, em encontro que reuniu o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luiz Antônio Elias, autoridades e representantes do ecossistema de inovação gaúcho nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre.

Bier reforçou o compromisso da atual gestão com inovação e as mais de 52 mil indústrias do estado, em especial as pequenas e médias, pois elas fazem uso deste tipo de investimento frequentemente. “Esses recursos são fundamentais para o nosso desenvolvimento”, frisou.

Em abril, as regiões sul e sudeste do país foram excluídas da linha Inovação para Desempenho do crédito de Apoio Direto à Inovação da Finep. No começo de 2025, em razão do esgotamento de recursos via agentes financeiros e a redução orçamentária prevista para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no Projeto de Lei Orçamentária (PLO), o financiamento de novos projetos foi suspenso. A redução foi de R$ 12,7 bilhões, em 2024, para R$ 10,3 bilhões em 2025.

Para o presidente da Finep, “escutar a indústria é fundamental para a elaboração de políticas públicas voltadas às suas necessidades, visando aumentar o valor agregado do segmento e inserindo-a em cadeias de maior dimensão”. Elias afirmou que o Rio Grande do Sul é um participante importante tanto para a agenda da inovação quanto para a empresarial. “Quero reiterar que não haverá perda de recursos para o RS em relação a outros estados”, garantiu.

Segundo Bier, o estado possui um ecossistema de inovação vibrante, com universidades, parques tecnológicos e empresas que já demonstraram sua capacidade de transformar conhecimento em valor. “Queremos ser a ponte que aproxima as demandas da indústria gaúcha dos programas de fomento, como os da Finep, garantindo que os recursos e o conhecimento cheguem nas nossas fábricas”, destacou.

O encontro também debateu os desafios da neoindustrialização e como o fomento governamental é vital para que a o país não ingresse na desindustrialização, ressaltando a importância do diálogo neste movimento.

FÓRUM ABORDA OPORTUNIDADES

Na parte da manhã ocorreu mais uma edição do Fórum Democrático, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. O evento foi o ponto de encontro para autoridades, pesquisadores, empreendedores e estudantes, debatendo a importância da inovação tecnológica e o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul. A ocasião apresentou projetos da Finep e as possibilidades de financiamento para inovação e desenvolvimento de novos produtos voltados ao mercado.

“O trabalho da nossa FIERGS sobre esse tema é incansável, demonstrando o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento industrial. Entendemos que a inovação é uma necessidade para fortalecer a competitividade, a retenção de talentos e a sustentabilidade das nossas indústrias”, destacou o coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) do Sistema FIERGS e diretor da federação, Marcus Coester. Ele finalizou ressaltando que o evento é uma oportunidade para “construirmos um caminho mais sólido e inovador para o nosso estado”.

O Balcão da Inovação, projeto do Sistema FIERGS executado pelo Citec, é um ponto de apoio centralizado e integrado a pequenas e médias indústrias (PMIs) gaúchas, auxiliando na busca de fomento, por meio de entidades como Finep, BRDE e Badesul, e no acesso ao ecossistema de inovação.

A iniciativa está desenhada para atuar no atendimento a projetos, na sensibilização de industriais para as oportunidades, capacitação para atuar com foco em inovação, treinamentos e eventos. Para ter mais informações sobre o Balcão da Inovação, basta acessar o formulário pelo link https://www.fiergs.org.br/balcao-da-inovacao.

Crédito foto: Dudu Leal, Fiergs, Divulgação

Fonte: Imprensa FIERGS

error: Conteúdo Protegido