A Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves informa sobre a realização da vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de doze meses. A imunização amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. Em Bento Gonçalves, a vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde, das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30, exceto na unidade Cohab, Barracão, Progresso e Unidades do interior. No dia 18 de outubro será realizado o dia D de multivacinação.
Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. C
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.
Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica (DM) é o principal objetivo da vigilância das meningites em função dos índices de letalidade. Ela é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.
Dados sobre meningite em Bento
De acordo com Boletim informativo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde em Bento Gonçalves, em abril, foi registrado um agregado de casos (n=3) de DM por Neisseria meningitidis sorogrupo B, com vínculo epidemiológico entre si.
No mês de julho ocorreu novo caso de DM sorogrupo B. No mês de agosto ocorreram mais 2 casos de DM no município, posteriormente confirmados como do sorogrupo B. Esses três últimos, casos, sem vínculo epidemiológico entre si, configuram um surto de doença meningocócica do sorogrupo B no município de Bento Gonçalves, conforme avaliação conjunta das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.
Nenhum dos três casos apresentou desfecho óbito. Para todos eles foram realizadas as medidas de controle preconizadas, com realização de quimioprofilaxia ampliada, ou seja, além dos contatos próximos, foi realizada também nos contatos sem período prolongado de exposição.
A vacina meningocócica B não está disponível na rede pública.
Fonte e foto :Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
BGF/AAPF recebe o Trianon Canguçu em busca da vaga às quartas de final do Gauchão Série C
Identificado jovem morto a tiros no interior de Garibaldi
Prefeitura afasta professor após publicação de charge polêmica em Bento