Setembro é dedicado as ações de saúde mental

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, e em Bento Gonçalves este mês foi marcado pelo reforço das ações voltadas para questões referentes à saúde mental. No último sábado (13), a equipe esteve na Via del Vino apresentando informações sobre o tema. Atualmente, o município realiza, em média, 1380 atendimentos semanais voltados a questões psicológicas, através do Serviço de Atendimento Psicossocial (CAPS).
O coordenador do setor de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Maurice Bouwary, destaca a importância do acesso aos serviços públicos. “A rede de Saúde Mental no município é fundamental e de extrema importância, pois promove o acesso com qualidade para a população, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional sob a lógica interdisciplinar para aqueles que estejam sofrendo em algum grau de sofrimento psíquico. Ela funciona através da Rede de Atenção Psicossocial, articulando serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais setores com vistas ao oferecimento de tratamentos necessários, e auxiliando na reintegração destes indivíduos à sociedade”, disse.
Para a secretária Daiane Piuco “é um atendimento diferenciado que precisa ser procurado aos primeiros sinais. O mês de setembro reforça a importância de alertarmos sobre a saúde mental, mas oferecemos o ano inteiro esse apoio para quem necessita”.
Onde buscar ajuda
Unidade de Saúde distribuídas territorialmente no município;
Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS AD e CAPSi UPA24h (exclusivamente para emergências e risco)
Centro da Valorização da Vida (CVV), através do número 188
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
error: Conteúdo Protegido