Roteiro em Bento Gonçalves une o charme da Serra Gaúcha a um turismo imersivo
A transição do inverno para primavera no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves (RS), transforma os 12km do trajeto em um espetáculo de cores, aromas e experiências. Reconhecido como um verdadeiro museu vivo da imigração italiana, o percurso reúne casas históricas, vinícolas familiares que reforçam o enoturismo, farta gastronomia e oportunidades de passeio para toda a família.
O turista que ingressa nos Caminhos de Pedra por Bento Gonçalves entra em uma viagem no tempo, percorrendo os mesmos caminhos que os primeiros imigrantes italianos, revivendo as mesmas sensações dos recém-chegados através das histórias contadas pelos seus descendentes. Muitos deles, aliás, são capazes de se comunicar com os turistas pelo dialeto Talian, mostrando a valorização da cultura em cada detalhe e encantando quem conhece o Caminhos de Pedra. É o caso, por exemplo, da Casa do Tomate, tradicional estabelecimento do roteiro que oferece uma imersão cultural através de visita guiada, com atendimento diferenciado proporcionando um momento cultural, onde é possível observar como são feitos os produtos. Essa experiência imersiva é oferecida também na Casa da Erva Mate, instalada em um antigo moinho e que mostra a fusão da cultura italiana com a gaúcha através do hábito do chimarrão.
No total, o Caminhos de Pedra une 34 estabelecimentos, além dos incontáveis pontos de visitação que abraçam a história da imigração italiana através da preservação de capitéis, de belas moradias em pedra, de moinhos e, claro, da natureza exuberante. Os jardins das construções centenárias florescem e criam cenários perfeitos para momentos ao ar livre, ofertando a chance de saborear cafés especiais, cucas e quitutes coloniais cercados pela arquitetura preservada. Para quem busca um passeio com experiências no mundo do vinho, as vinícolas artesanais – entre elas a Cantina Strapazzon e a Vinícola Salvati & Sirena – oferecem degustações de vinhos, sucos e espumantes produzidos no próprio estabelecimento.
Turismo para todas as idades
A primavera também é perfeita para passeios em família. Paradas como o Parque da Ovelha permitem interação com animais e atividades rurais, encantando crianças e adultos de todas as idades. O empreendimento abriga fazenda, laticínio e o parque de vivências, e está no coração do roteiro. Já o Parque Casa na Árvore conta com atrações voltadas para as crianças, como casinhas na árvore, tirolesa, escorregador e atrações interativas, oferecendo lazer em meio à natureza para que os pequenos desfrutem com tranquilidade.
Na mesma linha, o Parque do Queijo conta com memorial, trilha em meio à natureza, vinhos, queijos e um parquinho para os pequenos. Lojas de artesanato e produtos coloniais espalhadas pelo roteiro complementam a experiência, oferecendo lembranças autênticas para que o turista leve para a casa.
Com fácil acesso a partir do centro de Bento Gonçalves, o roteiro pode ser explorado em um dia ou em experiências prolongadas, combinando gastronomia, cultura e lazer. Na primavera de 2024, o Caminhos de Pedra recebeu cerca de 100 mil visitantes que desfrutaram dos atrativos entre os meses de setembro e dezembro. A expectativa é de que o número seja mais generoso na primavera de 2025. Mais informações sobre atrações, horários e ingressos estão disponíveis no site oficial: www.caminhosdepedra.org.br
Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos
Fotos: Vivi Lerin
Inadimplência segue em alta em agosto, no RS e no país
Coronel Sandro Gonçalves da Silva deixa a Secretaria de Segurança Pública de Bento Gonçalves
Nova diretoria da AGAS vai aumentar número de associados e fortalecer articulação política