Programação integrou agenda da 2ª Convenção Estadual Lojista da Federação Varejista do RS
Com a força de 28 núcleos de CDLs voltados ao empreendedorismo feminino, a CDL Mulher RS destacou a potência dos negócios liderados por elas para o desenvolvimento econômico, durante o 3º Encontro da Mulher Empreendedora. A programação abriu, nesta quinta-feira (11), as atividades da 2ª Convenção Estadual Lojista, que a Federação Varejista do RS realiza em Gramado até sexta-feira (12).
Atualmente, 32% dos CNPJs de negócios no Rio Grande do Sul são de mulheres, cenário que fez o Estado liderar o movimento de criação da CDL Mulher, hoje presente em 18 Estados. “Foi a partir do nosso Rio Grande que conseguimos levar a marca CDL Mulher para dentro da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, conquistando um estatuto e um regimento que hoje dão sustentação ao movimento em todo o país. É um espaço que fortalece o associativismo, abre portas para novos associados, novos negócios e maior engajamento da comunidade empresarial”, destacou a diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, também presidente da CDL Erechim.
Presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner reforçou como a organização sempre reconheceu a pujança dos negócios liderados pelas mulheres, auxiliando na construção para um cenário ainda mais vibrante. “Por meio da CDL Mulher, estamos ativando essa corrente de fomento ao empreendedorismo feminino, criando uma rede de apoio, de colaboração e de negócios, ecoando esse movimento por todo o país”, disse Pioner.
A coordenadora da CDL Mulher no país, Lucia Leijoto, lembrou da consolidação da força transformadora das mulheres na sociedade, bem como do movimento CDL Mulher. “A CDL Mulher integra a visão estratégica da CNDL. Ao fomentar o empreendedorismo feminino e ampliar a presença da mulher, a CNDL reafirma seu compromisso com a inovação e a diversidade. O presente da CNDL tem rosto de mulher, e o futuro também”.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou a luta das mulheres para ocuparem espaços na sociedade. “O movimento cedelista, embora conte com muitos homens, felizmente também tem mulheres inspiradoras à frente de diversas ações, fortalecendo nosso setor e as lideranças que o representam”, disse. O presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, valorizou a importância da mulher na sociedade. “O mundo sempre precisou das mulheres. Hoje vivemos um novo mundo em que a tecnologia e a informação se tornaram relevantes, e nesse cenário vemos os números e a importância da mulher dentro do setor econômico e dentro do empreendedorismo”, comentou.
Esses preceitos foram ratificados pela vice-presidente da Sicredi Pioneira, Heloísa Helena Lopes, e pela coordenadora do Sebrae Delas Estadual, Susana Stroher. “Temos muitas características, três delas presentes em todas as mulheres: determinação, coragem e paixão. Que com isso possamos cada vez mais ocupar espaços de liderança na sociedade”, disse Heloísa. Susana reforçou: “é muito nobre trabalhar com o empreendedorismo feminino, é uma potência muito forte”.
Conhecimento e inspiração
O circuito de conhecimento e inspiração proposto pelo 3º Encontro da Mulher Empreendedora começou com a especialista em inteligência artificial, Victoria Luz, afirmando que não é uma escolha usar a IA nos negócios. “Quem não adotar agora será tarde demais, porque vai ter perdido muito dinheiro e possibilidades”, alertou. Em um mundo em que 80% dos consumidores modernos acreditam que a experiência oferecida pela empresa é tão importante quanto seu produto/serviço, a IA se torna ainda mais importante para as empresas darem conta de todas as frentes que precisa atuar. “A IA nos possibilita oferecer o marketing ‘senciente’, com engajamento, personalização, tempo real e escala. Não há como entregar isso sem IA”, disse. Autora do livro “Além do Hype”, a estrategista de IA para empresas também abordou mitos imputados à ferramenta, como a de ser proliferadora de preconceitos ou destruidora de empregos. “A IA não veio para ser um problema, mas para resolver problemas”.
Depois, o painel ‘NR1: um olhar integrado entre o comportamento humano e a legislação’ trouxe ao palco três especialistas: Shaíze Maldonado Roth, Psicóloga especialista em desenvolvimento de soft skills e lideranças, fundadora da Sou; Ivandro Polidoro, advogado, sócio fundador do Martins & Polidoro Advogados Associados; e Paula de Melo Valente, advogada especialista em Direito do Trabalho, com experiência em gestão estratégica de departamentos jurídicos, contencioso e advocacia preventiva. O debate trouxe informações e esclarecimentos sobre a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) pela Portaria MTE 1.419/24, que exige que as empresas do varejo, e de todos os setores, incluam a gestão de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), integrando o bem-estar psicológico dos trabalhadores à segurança e saúde no trabalho (SST). Essa norma visa a criar ambientes de trabalho mais humanos e saudáveis, abordando fatores como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e excesso de pressão por metas.
Negócios e futuro
Transformando necessidade em oportunidade, Bruna Vasconi contou sua história de empreendedorismo enquanto fundadora da Peça Rara Brechó, maior rede de moda circular do Brasil, com mais de 130 lojas e faturamento superior a R$ 250 milhões. Sua trajetória começou em 2007, em Brasília, com apenas R$ 7 mil emprestados da avó aliados a muita determinação e, hoje, gera oportunidades de emprego, renda e negócios para 1,4 mil pessoas que trabalham na rede. “A gente não constrói nada sozinho, estou representando um grupo de pessoas que trabalham na empresa e estão ali por um propósito”, destacou. Outro ponto importante foi o entendimento de que o negócio vai muito além da comercialização de peças de roupas – ele se consolida no intermédio de relações para atender a necessidades das pessoas. “Atuamos diretamente com a promoção da economia circular, em um movimento de respeito e valor às histórias das pessoas, consolidando a humanização como diferencial competitivo. O produto é só o começo, o verdadeiro valor está na consciência e na comunidade que nasce em cada loja. Temos engajado importantes parceiros no negócio por conta desse compromisso”, destacou ao contar sobre a participação societária da atriz Déborah Secco no negócio.
Aplaudida de pé pela plateia, Danni Suzuki trouxe a reflexão sobre o tema ‘o futuro é humano’, e presenteou os espectadores com uma série de mensagens e aprendizados colhidos ao longo de sua trajetória de vida. A explanação trouxe uma leitura atualizada sobre o perfil da sociedade e as diferenças entre gerações e destacou cinco chaves apontadas como essenciais pela especialista em neurociência e comportamento: identidade, comunicação humanizada, sintonia, coletividade e servir. “Pessoas com uma identidade bem construída estão preparadas de forma assertiva para os problemas da vida. Já a habilidade da comunicação humanizada é a capacidade de ver o mundo pelo olhar do outro, que evolui para a sintonia, que é a oportunidade de criar vínculo, de entrar no mundo do outro”, disse. Já a questão da coletividade lembra que as grandes transformações do mundo só acontecem quando o movimento é coletivo. “Tudo isso nos leva ao desafio de crescer, que significa estar pronto para a maior oportunidade que a vida nos oferece: servir. Servir é uma dádiva, é desenvolver amor incondicional pelo outro, é entender que a gente está na vida pelo outro. A vida nunca foi sobre você, é sobre o outro, sobre todos nós”, disse.
Sobre a relação da sociedade com a tecnologia, Danni destaca que o futuro será de integração. “Inteligência artificial e humana irão coexistir de forma colaborativa, e precisamos utilizar a tecnologia a favor, tirando vantagem dela, mas lembrando daquilo que torna as pessoas únicas: sua criatividade e capacidade de inovar”, disse.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Diego Dias
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