UCS projeta criação de linha de pesquisa voltada à agricultura em condições controladas

Tecnologias avançadas permitem otimizar recursos e ampliar produtividade a partir do cultivo de hortaliças em ambientes protegidos com circunstâncias ideais de crescimento

Agenda na Universidade de Caxias do Sul nesta terça-feira, 9 de setembro, teve como pauta a agricultura em condições controladas. A visita à reitoria do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, e do dirigente do Sindicato Rural Patronal de Caxias, Valmir Susin, buscou a união de esforços para a criação de projetos na área. O cultivo na modalidade, em ambientes protegidos e com tecnologias que permitem otimizar fatores ambientais como condições climáticas e uso de recursos como água e fertilizantes, contribui à sustentabilidade ampliando a eficácia na produção de alimentos, possibilitando sua oferta durante todas as épocas do ano. A tecnologia é bastante difundida em países como a Holanda e, no Brasil, conta com experiências de sucesso em Minas Gerais.

A proposição foi acolhida pelo reitor Gelson Leonardo Rech, que recepcionou os representantes do setor rural junto aos professores Gabriel Pauletti, coordenador da Área Experimental e Fazenda Escola da UCS, Luciana Duarte Rota, coordenadora do curso de Agronomia, e do chefe de Gabinete Givanildo Garlet. O próximo passo, visando ao desenvolvimento dessas tecnologias, é a realização de reuniões ampliadas com representantes da Agronomia, das Engenharias, da Tecnologia da Informação e do CityLivingLab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UCS, para estudar possibilidades como a criação de linha de pesquisa com dedicação ao cultivo protegido de hortaliças com alta tecnologia, a busca de parcerias e o acesso a editais de financiamento.

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

 

error: Conteúdo Protegido