Promovido pelo COMITES-RS, evento ocorre no dia 18 de setembro
O ano de 2025 marca o sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Com um circuito de eventos nos mais diversos estabelecimentos e órgãos, a luta dos primeiros imigrantes em terras gaúchas é rememorada e valorizada pelos seus descendentes. No entanto, a celebração ganhou novos contornos ainda em março, quando a lei da cidadania italiana sofreu alterações, restringindo o direito de cidadania por descendência apenas a filhos e netos de cidadãos italianos que não possuíam outra nacionalidade. Seis meses depois, o debate segue em voga e é pauta da programação do II Encontro da Comunidade Italiana no Estado, promovido pelo COMITES-RS. Na figura do Deputado Fábio Porta, importante autoridade política para as comunidades italianas no exterior, a questão ganha voz no dia 18 de setembro.
A “Conferência sobre a nova lei de cidadania italiana e o papel do Parlamento italiano no caso”, prevista para o turno da manhã na programação, trará o assunto sob a abordagem do parlamentar, que afirma que, tendo em vista as condições impostas pela lei, a luta para reversão do quadro continuará. “Infelizmente, a nova lei sobre cidadania promovida pelo governo italiano elimina, de fato e em perspectiva, o profundo vínculo que une a Itália às suas comunidades no exterior. Não há mecanismos de facilitação, pelo contrário. Por isso continuaremos a batalha no Parlamento para modificar essa lei injusta e inconstitucional”, declara.
Porta reforça, ainda, que a oposição à lei no Parlamento Italiano foi forte, tanto no plenário quanto nas comissões competentes. “Fizemos ouvir a voz de milhões de italianos e de seus filhos, netos e bisnetos que vivem no exterior. Existem no Parlamento propostas ligadas à nova lei da cidadania e esperamos derrubar a estrutura da nova lei por meio das decisões da Corte Constitucional, que, na minha opinião, darão força e razão à nossa iniciativa parlamentar”, espera. O discurso do Deputado Fabio Porta vai ao encontro da proposta do evento, que une passado, presente e futuro da italianidade no Brasil.
A relevância dos COMITES
Os COMITES têm desempenhado papel fundamental como elo entre as comunidades e as instituições italianas. As iniciativas que promovem a conexão com as origens por meio de eventos como o II Encontro ganham coro quando atraem autoridades sociais e políticas para seus debates.
Ainda que com atuação constante, na opinião do Deputado, os Comitatos devem ter mais voz e mais recursos para exercer plenamente suas funções de representação territorial das grandes comunidades italianas no exterior. “Junto com o CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior), os COMITES são fundamentais para apoiar nossa atividade no Parlamento e, localmente, para dialogar com os consulados. Fortalecer o sistema de representação dos italianos no exterior significa devolver dignidade às nossas coletividades no exterior e dar voz a uma comunidade italiana no mundo que poderia ser um patrimônio único e insubstituível para o crescimento e o desenvolvimento da Itália”, pontua.
Oportunidade de novas conexões
A programação contempla também debates com a presença de lideranças políticas e comunitárias, sorteios de bolsas de estudos para cursos de língua e formação de professores na Itália e atividades culturais. O encerramento será marcado pelo talento do cartunista e humorista Carlos Iotti, que comandará show de comédia seguido de sessão de autógrafos, e pela apresentação de coral, celebrando a riqueza da herança ítalo-brasileira.
O II Encontro da Comunidade Italiana no Estado é aberto público, que pode garantir presença preenchendo o formulário presente no www.comitesrs.com.br. A inscrição será efetivada mediante doação mínima de R$ 25 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves (APAE-BG). As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis também pelo WhatsApp (51) 99599-1405.
O II Encontro da Comunidade Italiana no RS tem o patrocínio de Beigrupo, CIC Bento Gonçalves, Destino Itália, Mercattino Café e Quíron Cursos e Idiomas.
SERVIÇO:
O quê: II Encontro da Comunidade Italiana do Estado
Quando: 18 de setembro a partir das 8h
Onde: No CIC-BG
Inscrições pelo site www.comitesrs.com.br, mediante doação mínima de R$ 25 para a APAE Bento Gonçalves
Programação:
8h: Grupo Vocal Trama Voz (Vozes Femininas)
8h30: Credenciamento
8h45min: Coral Canarinhos De Tuiuty
9h: Abertura
9h30min: Prestação De Contas COMITES-RS + CGIE
10h: Palavra do Cônsul Valério Caruso
10h45min: Conferência Sobre Os 150 Anos Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
Dep. Est. Guilherme Pasin – Presidente Frente Parlamentar BRA-ITA
Fabricio Peruchin – Presidente da Comissão dos 150 Anos
11h30min: Conferência sobre a nova lei de cidadania italiana e o papel do Parlamento italiano no caso
Palestrante: Dep. Fabio Porta
12h45min: Intervalo Para Almoço
14h: Palestra Sobre Legado Italiano no Rio Grande do Sul
Palestrante : Prof. Vania Heredia
15h30min: Mesa Redonda com Associações Italianas
Participantes confirmados
Avergs / Sociedade Italiana / Ccalabrese/
Trentinos/ Comvers/ Toscanos
Homenagem ao Frei Arlindo Itacir Battistel
16h30: Palestra “Raízes e Futuro: Como o Destino Itália conecta a comunidade ítalo-brasileira à Itália contemporânea”, com Giuseppe Pinelli
17h: Show de humor com Carlos Iotti
18h: Encerramento com sessão de autógrafos do Livro “Andiamo, Via!”
Coquetel / Grupo Nostri Ricordi (Vozes masculinas)
Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro