A programação dos Festejos Farroupilhas 2025 em Bento Gonçalves está como o peão e a prenda gostam: com muitas atividades e ações que homenageiam a herança do Tradicionalismo dentro das esferas artísticas e campeiras. Nesta sexta-feira (12), a agenda traz um dos maiores eventos do município e da região, onde une pesquisa acadêmica e trabalhos da máxima expressão cultural do Rio Grande do Sul.
A partir das 19h, ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza, o espetáculo Tertúlia Mestre. A 15ª edição conta com 700 alunos do Ensino Médio que empreenderam um processo pedagógico e interdisciplinar na história do Tradicionalismo. A Tertúlia é a culminação de caráter artístico onde se evidencia a criatividade e as leituras por meio de coreografias musicais e teatrais, oportunizando aos alunos a construção da aprendizagem através do movimento corporal e do respeito às diferenças.
“Quando aliamos a arte e a cultura na busca de maior conhecimento das próprias raízes, tornamos ainda maior a riqueza dessa vivência, pois proporciona a cada um, maior entendimento de si mesmo e do mundo que o cerca. O amor pelo nosso chão também é expressado por nossos jovens através das mais profundas emoções. São dias e meses de preparação, de aperfeiçoamento e de convivência com seus colegas, com os seus conselheiros, com aprendizados positivos e significativos para cada um dos participantes”, destaca a diretora Margarida Mendes Proto.
Para o Secretário de Cultura, Evandro Soares, a Tertúlia do Mestre Santa Bárbara projeta um valoroso percurso formativo sobre a história e a arte tradicionalista.
“O espetáculo é esperado ansiosamente pela comunidade, pois evidencia o caráter afirmativo do protagonismo estudantil em recriar a história do nosso Rio Grande do Sul, enaltecendo os princípios da herança social e cultural do Tradicionalismo. Fazendo parte do currículo pedagógico do Mestre, torna-se um instrumento de difusão e de transmissão geracional das práticas exercidas no vestuário, na culinária, nos costumes, assegurando o reconhecimento e fortalecimento dos laços de identidade gaúchos”, enfatiza Evandro.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Hospital Geral alerta para os perigos da sepse, uma das principais causas de morte em ambiente hospitalar
HOMEM MORRE PRENSADO ENTRE DOIS CAMINHÕES, EM CASCA
Camerata Presto leva As Quatro Estações para Bento Gonçalves