Documentário do Instituto Brasil Solidário, “Virando o Jogo”, estreia em Bento Gonçalves

Depoimentos de professores e alunos da rede pública de ensino fazem parte do longa-metragem

Nesta segunda-feira (08), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento, a estreia do documentário “Virando o Jogo”, do Instituto Brasil Solidário. A obra audiovisual celebra os 25 anos de atuação do IBS e, especialmente, do projeto “Jogar e Aprender”, destacando como a Educação Financeira, de caráter transversal, transforma comunidades em diferentes realidades do país. Em duas horas de projeção, tem-se as vivências de diferentes atores sociais sobre de como o Instituto construiu uma cultura ética e sustentável para o amanhã, desde a tomada de consciência sobre o tema até mudanças de comportamentos.

A Secretaria de Educação é parceira do IBS desde 2021. De lá para cá, a rede pública de ensino incorporou a sua metodologia pedagógica os jogos para trabalhar em salas de aulas os temas da Educação Financeira como sustentabilidade, empreendedorismo e cidadania. Além disso, neste ano de 2025, durante o recesso escolar, os professores foram contemplados com oficinas práticas e interdisciplinares, em áreas como artes, música, fotografia, jornal escolar, oficinas criativas e incentivo à leitura.

Na noite de estreia, sendo Bento Gonçalves escolhida entre os quatro municípios do Brasil selecionados para a exibição do filme depois do lançamento em São Paulo, estiveram presentes a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, o presidente do IBS, Luís Salvatore, o coordenador do Setor de Relacionamento com Municípios do IBS, Jefferson Bezerra, e representantes do Instituto Venturi, Arlinda Cezar e Sandra Regina de Moraes Taufer.

A Capital do Vinho está presente em “Virando o Jogo” que conta com a participação e depoimentos das professoras Adriane Zorzi, Carla Rita Carvalho Carlesso, Greice de Barba Razzera, Elisa Ariotti e Tatiane Cristofoli, além da classe discente representada por Ana Cecília Crestani e Elisa Boaro Bertarello da EMEF General Rondon, Gabriela Longhi da EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone, Pedro Henrique Mazurkevicz da EMEFE Caminhos do Aprender.

“É um momento especial. Falar de Educação Financeira é falar de bem-estar físico, emocional e social. Nós vivemos num país de endividados, preocupados com o dia de amanhã. Precisamos ter essa consciência de desenvolver adultos com maior qualidade vida. Virar o Jogo é imprescindível, pois traz os problemas reais para o cotidiano escolar, para fazer a diferença. Esta noite é um marco para nossa educação. O IBS é nosso parceiro a anos e enriquece a nossa atuação pedagógica. Nós já estamos juntos virando o jogo”, enfatizou a Secretária Andreza.

“Virando o Jogo” é o segundo documentário do IBS, sendo o primeiro lançado em 2010. O atual traça panorama do processo construtivo de incremento para as políticas públicas educacionais, mostrando a transformação que está acontecendo desde as grandes periferias ao sertão, sendo costurado com a mesma solução pedagógica com jogos de tabuleiros e cartas e formação de professores.

“Quando fizemos o lançamento do filme em São Paulo, a ideia foi de mostrar a união de professores, financiadores, governo, todo mundo junto na tela. O longa conta com representações muito interessantes e importantes, como Bento Gonçalves. ‘Virando o Jogo’ partiu de pequenas histórias e outras começaram a brotar. Aonde: em Bento Gonçalves. Assim, tem-se uma linha de depoimentos de transformação de vida, de pertencimento, de alfabetização. É uma obra motivadora, com exemplos do Nordeste ao Sul do nosso país com situações de alegria, para mostrar que, sim, pode dar certo, conseguimos achar um caminho”, ressaltou o presidente Luís.

Conheça as histórias transformadoras de “Virando o Jogo” por meio da página oficial do YouTube do Instituto Brasil Solidário: https://www.youtube.com/@BrasilSolidario

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura