As 533 amostras serão avaliadas por 90 enólogos convidados pela ABE
De olho, nariz e boca na taça, 90 enólogos da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina terão a responsabilidade de nos dias 2, 3, 4 e 5 de setembro, em Bento Gonçalves, avaliar as 533 amostras inscritas na Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2025. Eles foram convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) que, desde a primeira edição do evento, em 1993, realiza a etapa com a participação exclusiva de enólogos associados. As amostras são de 76 vinícolas de nove estados brasileiros – Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A Degustação de Seleção da Avaliação Nacional de Vinhos é e sempre foi 100% técnica, sendo decisiva para definir os vinhos que chegarão à taça do público no dia 25 de outubro, quando será realizada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Amostra por amostra, cada vinho é analisado às cegas, em conformidade com normas internacionais, garantindo a lisura do processo. O anonimato das garrafas é absoluto: os enólogos não sabem a qual vinícola pertence cada exemplar.
As avaliações seguem um rigoroso protocolo: visão, olfato e paladar se unem em fichas individuais preenchidas por cada degustador, que registra suas impressões técnicas sobre aspectos visuais, aromáticos e gustativos de cada amostra. Cada enólogo utiliza um computador individual, em que lança suas observações em um programa específico desenvolvido pela RedLine Software Vitivinícola para a Avaliação. O sistema computa todas as notas e gera a tabulação estatística que irá revelar os 30% vinhos mais representativos da Safra 2025, de onde são selecionadas as 16 amostras para degustação do grande público no maior momento do vinho brasileiro.
Criada e organizada pela ABE desde 1993, a Avaliação Nacional de Vinhos tornou-se o maior e mais respeitado evento do gênero no mundo. Ao unir ciência, técnica e paixão, cumpre sua missão de traduzir a identidade da vitivinicultura brasileira a cada safra, conectando profissionais, produtores e consumidores em um momento único de valorização do vinho brasileiro.
Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Mario Lucas Ieggli, a força da Avaliação está justamente na seriedade dessa etapa. “A Degustação de Seleção é 100% técnica, conduzida exclusivamente por enólogos, profissionais preparados para interpretar a qualidade de cada vinho, mesmo antes dele estar no mercado, levando em consideração as características da safra. É esse olhar criterioso e coletivo que garante a credibilidade da Avaliação Nacional de Vinhos e traduz, ano após ano, a expressão da safra brasileira”, destaca.
Paralelo à Degustação de Seleção, segue acontecendo a venda de ingressos para o grande momento da Avaliação Nacional de Vinhos, no dia 25 de outubro, em Bento Gonçalves. A comercialização iniciou no dia 12 de agosto e segue exclusivamente pelo site da ABE (www.enologia.org.br).
Fonte: Conceitocom Brasil
Fotos edição 2024: Jeferson Soldi
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro