Primeira edição objetiva fortalecer e ampliar a visibilidade das pesquisas científicas realizadas na rede pública
Os educandários têm a tradição de realizar mostras científicas e culturais internas, proporcionando um espaço de visibilidade para projetos científicos. Para ampliar esse cenário, a Secretaria de Educação promove, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Universidade de Caxias do Sul, a Mostra Municipal e Científica de Bento Gonçalves. A mostra busca possibilitar a integração de alunos e professores com estudantes de outras instituições de ensino, ampliando relações e possibilitando contato com outras culturas.
O evento objetiva fortalecer a busca de conhecimentos, a criatividade, o interesse e a continuidade na pesquisa científica, além de proporcionar o intercâmbio de ideias, conhecimentos e soluções. As ações já começaram com o lançamento do regulamento em reunião com as supervisoras escolares, nesta terça-feira (26). Cada escola poderá escolher dois trabalhos de Anos Finais para integrar a Mostra Municipal e precisará confeccionar um display com introdução, desenvolvimento, objetivo, conclusão e referências. Destaca-se que as EMIs e os Anos Iniciais vão promover apresentações artísticas e culturais.
Vão ser premiados três trabalhos que precisam estar de acordo com o tema “Sustentabilidade: eu acolho, eu transformo”, contemplando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, plano de ação global da ONU. No total, o público e as famílias vão conhecer 32 projetos científicos com temas diversificados como meio ambiente, resíduos, educação emocional, Imigração Italiana, inclusão, entre outros que mobilizam as metas para a conscientização de ações estruturantes e colaborativas para a coexistência entre as relações humanas, a natureza e o Planeta Terra.
“Incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica na educação é fundamental. Instigar nossos alunos a resolver os problemas do cotidiano através do levantamento de hipóteses, do experimento, do estudo e da prática transforma a ação pedagógica. É importante que os alunos compreendam o conhecimento, que é construído na escola os fará melhor preparados para os desafios do presente e do futuro. O trabalho cooperativo, baseado no diálogo e na construção conjunta de soluções para os desafios apresentados são bases para uma aprendizagem significativa. A Mostra tem por objetivo favorecer o protagonismo dos estudantes e dos professores das nossas escolas.”, enfatiza a Secretária de Educação Andreza Ana Peruzzo.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Prefeitura
Estrada que liga os bairros Buratti e Zatt está recebendo melhorias na pavimentação
Superintendente do DNIT participará de reunião na Câmara
Curso de Nutrição da UCS Bento inaugura laboratório de técnica dietética