Presidente esteve à frente da entidade desde 2022
Com consciência de uma exitosa gestão, Roberta Barreto se despede da diretoria da Agas Jovem avigorando um legado construído por e para jovens supermercadistas na entidade. Administradora, pós-graduada em Marketing e “supermercadista apaixonada por inovação e melhoria de processos”, em suas próprias palavras, ela foi praticamente onipresente na terceira edição do ENAJOS – Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que ocorreu como parte da programação da ExpoAgas.
Sua presença constante atestou o sucesso da maior edição da história do evento, que reuniu 140 jovens supermercadistas de nove estados em três dias de programação intensa, cuidadosamente pensada para atender um público responsável pelo presente e futuro do varejo, setor que movimenta anualmente mais de um trilhão de reais no Brasil. “O ENAJOS parecia um sonho, uma ideia talvez muito louca: como iríamos tirar gestores de dentro de seus negócios? E para quê? Mas construímos uma história de relevância, e isso atrai. Esse ano foi sensacional, fomos recorde de público e de troca de conhecimento. Meu desejo é que a semente plantada no ENAJOS venha a gerar frutos em muitas associações. Somos um setor grande, relevante, de peso”, constata Roberta.
Avanço em representatividade
Foi durante sua gestão que o número de membros da Agas Jovem saltou de 220 para mais de 380, ampliando a representatividade e consolidando a credibilidade do núcleo. O reflexo desse fortalecimento pôde ser visto na criação da Abras Jovem, impulsionada pelo III Enajos, que surge para representar os sucessores da Associação Brasileira de Supermercados. “Desde o primeiro discurso como presidente, sempre falei que nossa gestão se baseia em dois pilares: servidão e relevância. Conseguimos servir ao nosso setor e, também, sermos referência e relevantes para avançarmos a cada dia”, pontua Roberta.
De olho em diferentes frentes, a presidente buscou fortalecer o setor com iniciativas inovadoras. Entre elas, o projeto Politizar, que capacitou empresários sobre política. “É um tema tão importante, mas tão maltratado e mal visto”, salienta. A gestão também foi marcada pela realização de um MBA focado no varejo supermercadista e pelo I Fórum de Marketing, idealizado e conduzido por supermercadistas para supermercadistas. As missões nacionais e internacionais completaram a agenda, permitindo que experiências vividas mundo afora fossem compartilhadas com o grupo. “O foco sempre foi dividir o que aprendíamos e vivíamos. Vivemos o associativismo de uma maneira intensa e real”, resume.
Associativismo, este, cujo conceito foi atestado em 2024, quando o estado foi assolado pelas enchentes. Através de uma experiência pessoal, Roberta transformou sua vivência em símbolo da união da categoria: “Naquela época, as paredes de minhas lojas estavam repletas de lama, assim como meus pés. Mas as minhas mãos sempre estiveram estendidas, atuando, informando. Ser associação é conseguir carregar o teu fardo e pensar que consegue ajudar o próximo”, emociona-se.
Gestão concluída com êxito
Primeira presidente reeleita da Agas Jovem, Roberta esteve à frente da entidade desde 2022. Ao final de agosto, passa o cargo para sua sucessora, Isadora Stangherlin, encerrando um ciclo que ela própria define como de honra, trabalho e servidão. “Sempre subi um degrau de cada vez, respeitando cada uma das lideranças que estiveram aqui antes de mim. Estou finalizando uma importante etapa da minha jornada profissional. Mas este não é o fim, tampouco o meio. Há muito a construir e lugares para chegar. Agradeço minha diretoria, que sempre foi forte, ativa e parceira. Ao presidente (da Agas) Antônio Longo, pela autonomia do trabalho, confiança e engajamento e, claro, desejo sucesso à próxima gestão e à futura presidente”, finaliza.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Divulgação Agas Jovem
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO GLÓRIA, EM BENTO GONÇALVES
Secretaria de Educação: Mostra Científica e Cultural de Bento Gonçalves ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro
Praça CEU, em Bento, sedia Capacitação em Acessibilidade nas Artes no sábado, 30 de agosto