Desde o início deste mês, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi promove uma série de ações dentro da Campanha do Agosto Lilás. Neste ano, a Lei Maria da Penha completa 19 anos de atuação na luta e no enfrentamento da violência contra as mulheres, com mecanismos de proteção e punição contra o agressor.
A intensa programação em Bento Gonçalves articulou diversos públicos para o engajamento, sendo a difusão e acessibilidade da informação a ferramenta de percepção sobre o tema, ampliando o alcance. Assim, a equipe dos órgãos percorreram diversas entidades e instituições estabelecendo diálogos e tirando dúvidas sobre quais os tipos de violência, e os canais de denúncia, além de explanar sobre a rede de proteção da mulher que acolhe e atendimentos psicológico, social e orientações jurídicas.
“É um processo onde é preciso criar espaços para a participação ativa na luta e enfrentamento, pois precisamos multiplicar e impactar as mudanças de comportamento e as atitudes que precisam ser tomadas frente a essa situação nociva. A mobilização precisa refletir posições para barrar a escalada da violência”, destaca a coordenadora Patrícia Da Rold.
Seja de em porta em porta, no Caravana da Mulher, nas rodas de conversa nos distritos, nos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, as ações desempenham, também, um caráter preventivo, visando a não naturalização das agressões de gênero e desenvolvendo as bases da cultura de paz, com ênfase no respeito e na dignidade.
Integrada à programação, as esquetes teatrais “Um jantar romântico”, com a atriz Mônica Blume, e “Dor de Cabeça”, com a atriz Marina Tronco, retratam o universo feminino com humor, sensibilidade e reflexão, tendo sido contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio do Edital CirculArte, e encenadas nos distritos, com rodas de conversas e reflexões sobre autocuidado, autoestima e enfrentamento à violência. Assim, o teatro torna-se instrumento de transformação social, sendo um manifesto e denúncia contra a opressão patriarcal.
A programação do Agosto Lilás se encerra nesta quinta-feira (28), em São Pedro, objetivando a pactuação da sociedade na luta da violência contra a mulher.
“Apesar de estar no fim do Agosto Lilás, a mensagem precisa estar em pauta de forma recorrente e incisiva todos os dias, efetivando um compromisso pela liberdade e dignidade da mulher”, afirma Patrícia.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO GLÓRIA, EM BENTO GONÇALVES
Secretaria de Educação: Mostra Científica e Cultural de Bento Gonçalves ocorre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro
Praça CEU, em Bento, sedia Capacitação em Acessibilidade nas Artes no sábado, 30 de agosto