A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que conduziu o rito de instituição: Sergio poderá auxiliar no serviço ao altar e na distribuição da Eucaristia
Numa celebração que lotou a Igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves, o seminarista Sergio Viegas Nunes foi instituído no ministério de acólito, no final da tarde do domingo, 24 de agosto. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que conduziu o rito de instituição: Sergio poderá auxiliar no serviço ao altar e na distribuição da Eucaristia.
Concelebraram a Eucaristia diversos padres, dentre eles o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, o reitor do Seminário Maior São João Batista, da Diocese de Montenegro, que acolhe os seminaristas da Configuração (Teologia) da Diocese de Caxias do Sul, padre Gabriel Bagatini, além do referencial da Diocese para acompanhar os seminaristas da Teologia e reitor do Seminário São José, padre Eleandro Teles. Também participaram da Missa os padres da paróquia Pedro Caríssimi e Miguel Mosena, o pároco emérito de São Pelegrino, padre Mário Pedrotti, e o diácono Maicon Machry, da Diocese de Montenegro.
Em sua homilia, Dom José Gislon recordou a missão do seminarista tendo em vista o serviço ao povo de Deus. “Caro seminarista Sergio, como acólito serve com sincero amor o corpo místico de Cristo, que é o povo de Deus. Especialmente os fracos e enfermos, tendo presente o mandamento que o Senhor deu aos apóstolos na última Ceia: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei'”.
O ministério de acólito é um serviço instituído pela Igreja e sua razão de ser é o serviço ao altar nas Celebrações Eucarísticas, assim como auxílio na distribuição da Comunhão. “Este passo representa como que uma confirmação deste discernimento que há alguns anos já tenho feito. É como se o Senhor estivesse carimbando na alma este desejo: ‘eu te fiz para o altar, eu te quero para o altar’. Então, representa isso. É uma experiência muito profunda que mexe com a gente e que nos faz, mais uma vez, colocar a nossa vida diante do altar de Deus, entregá-la no altar de Deus, como um dia será pelo sacramento da ordem”, salienta o seminarista Sergio.
Ao final da Missa, Dom José convidou para se aproximarem do altar os seminaristas das dioceses de Caxias do Sul e de Montenegro. Ele realizou um momento de profunda animação vocacional e também recordou os religiosos e religiosas, além dos jovens que estão discernindo sua vocação nos grupos vocacionais e dos casais que se preparam para o matrimônio. Colocou todos diante de Nossa Senhora e pediu que a comunidade toda rezasse a Ave-Maria.
Fonte e foto: Comunicação – Diocese de Caxias do Sul
Deputado Guilherme Pasin acompanha visita da maior liderança mundial do vinho a Bento Gonçalves
‘Eles na Cozinha’ inicia contagem regressiva para sua 25ª edição em Bento
Governador Eduardo Leite lança a campanha Ganha-Ganha Farroupilha