Nos dias 27 e 28 de agosto, 33ª edição do evento na UCS reúne estudantes que realizam atividades de iniciação científica e tecnológica
Trocas acadêmicas e a difusão da ciência por quem a pratica, desde cedo, fundamentam o Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, que neste ano chega a sua 33ª edição nos dias 27 e 28 de agosto, no Campus-Sede. A tarde do primeiro dia de evento terá a apresentação de quase 200 trabalhos nas áreas do conhecimento de Ciências Exatas, da Vida e Humanas e Sociais de estudantes que realizam atividades de iniciação científica e tecnológica.
As atividades do dia 28, a partir das 14h, no auditório do Bloco E, incluem a palestra “A importância da pesquisa, da inovação e da popularização da ciência e tecnologia”, ministrada pelo mestre em Ciência Política Márcio Antônio Magalhães Canedo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde coordena a Seção de Relações Internacionais, e do Programa Enterprise Europe Network EEN Brasil, plataforma digital de negociação criada pela União Europeia para facilitação de negócios internacionais para pequenas e médias empresas. Na sequência, às 15h, a cerimônia de premiação reconhecerá os trabalhos de cinco estudantes do Ensino Superior e um do Ensino Médio que se destacarem em cada área.
O Encontro é realizado simultaneamente com a 15ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, e constitui um espaço tradicional para o debate acadêmico sobre resultados de pesquisas realizadas em ambiente universitário. A iniciativa oportuniza o foco na construção de conhecimentos, no processo de ensino-aprendizagem e na troca de saberes e experiências entre a comunidade interna e externa. Aos estudantes, impulsiona a formação de uma visão mais crítica e apurada sobre sua futura profissão e seu papel como cidadãos éticos e responsáveis.
Bit Bus
Integrando o propósito da formação humana a partir da ciência e da tecnologia, a abertura das atividades do dia 28 de agosto terá o lançamento do Instituto Bit Bus – Mergulhando no Mundo da Informática, iniciativa que fomenta o aprendizado sobre a história da tecnologia computacional de forma interativa e experiencial.
O projeto constituirá um espaço científico-cultural itinerante, sob um conceito que une as palavras bit, em referência ao dígito binário, menor parcela de informação processada por um computador, e bus, sufixo de ônibus, o veículo adaptado para suas instalações. Com caráter sustentável, o Bit Bus promoverá o reaproveitamento de componentes eletrônicos descartados em grande parte das exposições, além de desenvolver outras ações educativas e de divulgação científica. A proposta vem reforçar que compreender a trajetória da tecnologia é essencial para pensar o presente e construir o futuro.
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Bruno Zulian
Dom José Gislon – A importância dos leigos e leigas na missão da Igreja
Presente em 496 municípios do RS, Rede Bem Cuidar completa quatro anos com investimentos de R$ 350 milhões
Vicariato de Nova Prata celebra peregrinação jubilar do Terço dos Homens