EMEF Tancredo Neves promove aulas preparatórias para avaliações externas da aprendizagem

Na última sexta-feira (15), a EMEF Doutor Tancredo de Almeida Neves, localizada no bairro São João, iniciou um movimento inovador junto com os alunos dos 9º anos. Até outubro, estão sendo serão realizadas 8 aulas preparatórias, na parte noturna, para as avaliações externas dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática relativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os seis encontros priorizam as habilidades essenciais para a realização das provas Brasil e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) que serão aplicadas no final do ano. Durante as aulas, os alunos estudam exercícios das provas das antigas edições para os alunos que se familiarizem com os formatos, além de contar com material com referente aos macetes da Língua Portuguesa.

“Em uma reunião com a vice-diretora da parte da tarde, Rita Dorigon Trevisan, começamos a articulação. Convidamos os alunos e 33 aderiram. Na primeira aula, explicamos o que é o Ideb e de sua importância, pois temos um compromisso com o aprendizado e de como podemos melhorar. Queremos dar continuidade a um aprendizado que evidencie o desenvolvimento das habilidades e competências da classe discente alinhado ao que preconiza a BNCC e das realidades transformadoras do ensino”, destaca a diretora Greice Gabbardo Barbosa.

Dessa forma, a EMEF Tancredo amplia e qualifica o ensino, com o enfoque integral entre escola, classe docente e discente e as avaliações externas, tendo no horizonte metas de rendimento e formação educacional, construindo um sistema qualitativo que reflete nas políticas públicas do setor.

“A equipe do pedagógico da SMED está desenvolvendo um trabalho fantástico referente aos índices de aprendizagem junto aos gestores das escolas municipais. Esse movimento vem inspirando ações nas nossas escolas. O Aulão do nono ano que a direção e os professores da EMEF Dr Tancredo de Almeida Neves organizaram, na última sexta-feira, é uma ação que vai ter continuidade e que além de preparar os alunos para as avaliações externas, promove a integração e a socialização com aulas dinâmicas e descontraídas”, destaca a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo.