MPRS realiza oficina sobre patrimônio cultural em Garibaldi

Na última sexta-feira, 15 de agosto, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, em Garibaldi, uma oficina sobre ações e medidas legais, administrativas e sociais destinadas a proteger, preservar e promover o patrimônio cultural do Estado. O encontro reuniu 15 promotores de Justiça e cerca de 60 participantes da sociedade no auditório da Câmara de Indústria e Comércio do município.

O evento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e faz parte de uma rodada de oficinas temáticas que o MPRS vem realizando ao longo do ano. Sob a coordenação da procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan, coordenadora do CAOMA, a oficina teve, como um dos objetivos, capacitar membros do MPRS para o enfrentamento de questões relacionadas à proteção do patrimônio cultural, promovendo o diálogo entre promotores e representantes de órgãos públicos e privados que atuam na área.

PROGRAMAÇÃO

A programação contou, na parte da manhã de sexta-feira, com a realização de quatro palestras. A primeira foi apresentada pela arquiteta Patrícia Pasini e tratou sobre “Políticas de valorização do patrimônio cultural, turismo e engajamento comunitário”. Na sequência, a arquiteta Ana Hennes falou a respeito da “Iluminação cênica e patrimônio cultural”. Logo após, a arquiteta Flávia Licht apresentou o tema “Acessibilidade no patrimônio cultural: desafios e possibilidades”. Ao final, encerrando o período da manhã, a promotora de Justiça Janaina de Carli do Santos, de Caxias do Sul, palestrou sobre os “Desafios e perspectivas de atuação do Ministério Público em relação ao patrimônio cultural”.

Já no período da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho, com o objetivo de debater questões práticas e promover a integração entre membros do MPRS e representantes de órgãos de fiscalização e gestão. Os temas discutidos foram previamente levantados em reunião preparatória com promotores de Justiça que atuam em municípios com patrimônio cultural relevante.

MEMBROS DO MPRS PARTICIPANTES

Além da procuradora Ana Marchesan e da promotora Janaina de Carli dos Santos, participaram pelo MPRS, os promotores de Justiça: Carmem Lucia Garcia (Bento Gonçalves); Michael Schneider Flach (Cachoeirinha); Matheus Generali Cargnin (Canela); Max Roberto Guazzelli (Gramado); Gabrielle Thomaz Todeschini (Jaguarão); Sandro de Souza Ferreira (Novo Hamburgo); Adoniran Lemos Almeida Filho (Pinheiro Machado); Amanda Jessyca de Souza Alves (Piratini); Annelise Monteiro Steigleder (Porto Alegre); Marco Antônio de Sousa Magalhães (Soledade); Paulo Adair Manjabosco (Teutônia); Lívia Colombo Liberato Braga (Tupanciretã); Andrea Almeida Barros (Estrela); e Paulo Vitor Bergamo Braga (Carlos Barbosa).

error: Conteúdo Protegido