Megaoperação para percorrer o Brasil e coletar, direto de tanques e barricas, as 536 amostras de 76 vinícolas em nove estados, encerra no dia 22 de agosto
Um time de mais de 30 enólogos tem percorrido, desde o dia 7 de agosto, nove estados brasileiros para recolher as 536 amostras inscritas na 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025. Amostra por amostra será coletada diretamente de tanques de aço inox e barricas de carvalho nas 76 vinícolas que inscreveram seus vinhos para a maior degustação de uma safra do mundo. A jornada será encerrada na próxima sexta-feira, 22 de agosto, totalizando 16 dias de uma maratona incessante por estradas que cruzam diversos terroirs do país. Tem amostra que vai percorrer quase 4.000 km até chegar em Bento Gonçalves (RS), onde será armazenada sob controle da Associação Brasileira de Enologia (ABE) até a próxima etapa do processo.
O trabalho é sistemático e segue um padrão único em todas as vinícolas, com rígido controle em todo o processo. São coletadas quatro garrafas de cada amostra, preferencialmente bordalesas na cor verde (750 ml), sem rótulo, que são identificadas apenas por um código correspondente ao número da Ficha de Inscrição. Todo procedimento é acompanhado por um funcionário da vinícola. As garrafas são colocadas em uma caixa de papelão da ABE. De carro ou de avião, todas elas, independente do itinerário que fizerem, terão como destino a Capital Brasileira do Vinho, onde permanecerão armazenadas até a próxima etapa – de Degustação de Seleção -, que acontece no início de setembro por um corpo técnico formado por dezenas de enólogos.
Encerrada a coleta, a ABE dá início à Degustação de Seleção, etapa 100% técnica que reúne mais de 100 enólogos para a análise sensorial de todas as amostras. Às cegas, os enólogos degustam todas as amostras seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A partir dessa avaliação, são identificados os 30% mais representativos de cada categoria. Desses, 16 vinhos são selecionados para representar a Safra 2025 na apresentação oficial da 33ª Avaliação Nacional de Vinhos, marcada para o dia 25 de outubro, às 17h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Neste grande encontro do vinho brasileiro, 800 apreciadores degustarão simultaneamente os vinhos escolhidos, em um momento único que reúne toda a cadeia produtiva da uva e do vinho, além do mercado consumidor. Os ingressos para o público geral estarão disponíveis a partir de agosto no site da ABE.
A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2025 é a maior da história, reunindo 536 amostras de 76 vinícolas de nove estados brasileiros – Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Jeferson Soldi
UCS Bento amplia oferta de graduação com Publicidade e Propaganda a partir de 2026
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla inicia no dia 21 de agosto
Festival do Dia do Vinho ocorre no próximo domingo em Bento