Na última semana, a Secretaria de Educação promoveu formações relacionadas ao Programa Alfabetiza Tchê para professores de 1º e 2º anos da rede pública de ensino – municipal e estadual. Divididos em três turmas, os professores participarão de cinco encontros presenciais, de agosto a dezembro de 2025, e já realizaram um curso a distância pela plataforma da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). O percurso tem por objetivo proporcionar o compartilhamento de boas práticas, com trocas de experiências e ações positivas, além de trabalhar fundamentos teóricos e atualizações sobre os conteúdos estruturantes da área.
As formações foram acompanhadas pela assessora pedagógica da SMED e articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lívia Berro Mezacasa.
“Esta primeira semana de formação foi intensa, com uma participação muito boa dos professores, numa força-tarefa que visa a melhoria dos índices de alfabetização e, principalmente, a aprendizagem das crianças, na idade certa, para a leitura e escrita”, destaca Lívia.
O Alfabetiza Tchê foi lançado em 2022 e integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Neste ano, três escolas municipais de Bento Gonçalves foram premiadas com valores para serem investidos no planejamento pedagógico da alfabetização. As EMEFs Profº Vânia Medeiros Mincarone e Prof. Agostino Brun classificaram-se entre as 200 melhores escolas do estado, entre as mais de 7.000 escolas públicas participantes. Ainda, em outubro de 2024, a Secretaria de Educação recebeu o Selo Prata na premiação referente ao Selo Nacional Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
UCS Bento amplia oferta de graduação com Publicidade e Propaganda a partir de 2026
ABE promove a maior coleta de amostras para a Avaliação Nacional de Vinhos 2025
Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla inicia no dia 21 de agosto