Vinícola Aurora inova e lança produtos desalcoolizados na Expoagas

Cooperativa apresenta um rótulo branco com base de vinho Chardonnay e dois tintos com base de vinho Cabernet Sauvignon. Novas opções de sucos integrais e Colheita Tardia Rosé também chegam ao mercado e serão mostradas em primeira mão na principal feira supermercadista do Rio Grande do Sul

 De olho nas mudanças nos hábitos de consumo dos últimos anos, a Cooperativa Vinícola Aurora apresenta ao mercado três opções de produtos desalcoolizados. A empresa participará da 42ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS), que começa nesta terça-feira (19) e vai até quinta-feira (21), levando dois rótulos tintos à base de vinho Cabernet Sauvignon, nas versões adoçado e não adoçado, e um branco à base de vinho Chardonnay.

Segundo o estudo realizado pela MindMiners (2024), a Geração Z (18 a 25 anos) consome menos álcool em comparação com gerações anteriores: 45% disseram consumir atualmente, versus 57% entre Millennials (de 29 a 44 anos) e 67% na geração X (45 a 60 anos). Outro dado é ainda mais emblemático, com 88% da Geração Z dispostos a diminuir ou até abandonar o consumo de álcool.

“A cooperativa sempre esteve atenta a essas mudanças de consumo das novas gerações e de alternativas para atender a este mercado. Prova disso é que fomos pioneiros no lançamento de produtos Zero Álcool e agora ampliamos as opções de bebidas para o consumidor que, por qualquer motivo, não consome ou não está consumindo bebidas alcoólicas naquele momento”, explica Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.

Valério ainda informa que a empresa levará para a principal feira supermercadista do Rio Grande do Sul novas opções de embalagens dos sucos 100% integrais, segmento em que é líder de mercado nacional. O grande destaque é o lançamento do suco de maçã gaseificado, em garrafa de vidro de 275 ml, que chega ao mercado como uma alternativa sofisticada, natural e refrescante às bebidas tradicionais.

A Aurora apresenta também novos volumes para os sucos integrais em embalagem Tetra Pak. O suco de uva tinto ganha versões de 750 ml e 500 ml, enquanto o suco de uva branco e o de maçã surgem no formato de 200 ml.

Outro produto já conhecido do público, o Aurora Colheita Tardia, passa a contar com uma versão Rosé. O vinho que conquistou o paladar dos brasileiros pelo dulçor que harmoniza com diversas sobremesas será apresentado na Expoagas e nos próximos meses chegará ao mercado de todo o Brasil.

Aurora receberá homenagem

A Cooperativa Vinícola Aurora será reconhecida por participar de todas as edições da Expoagas, desde que surgiu em 1983. A homenagem para a cooperativa e a outras oito empresas ocorre nesta terça-feira (19), antes da primeira palestra do evento. As outras companhias que receberão a distinção são Frigorífico Excelsior, Bettanin, Souza Cruz, Conservas Ritter, Ernesto Neugebauer, Isabela, Melitta e Termolar.

 Tecnologia própria

O enólogo que está à frente do projeto de produtos desalcoolizados na Aurora, Christian Bernardi, explica que, de acordo com a legislação brasileira de vinhos e bebidas, os novos produtos são denominados oficialmente como “fermentados de uva desalcoolizados”. Bernardi enfatiza que foram realizados diversos ensaios e testes até chegar ao resultado final que será apresentado durante a Expoagas.

“A tecnologia utilizada foi desenvolvida dentro da Aurora, realizando modificações em equipamentos já existentes. Não existe um descritivo ou mesmo padrões internacionais para desalcoolização de vinhos. Por isso, utilizamos equipamentos que permitem a extração completa do álcool, com controle de temperatura e pressão, e com recuperação parcial dos aromas do vinho”, explica.

Saiba mais sobre os desalcoolizados

Branco Chardonnay (adoçado)

Elaborado com base de vinho Chardonnay da safra 2025, sem passagem por barrica. Apresenta aroma de baixa intensidade, notas frutadas, algo de caramelo e mel. Na boca apresenta bom volume, evolui de forma delicada, com acidez marcante. A sensação de doçura é moderada. Final agradável, porém, curto.

Tinto Cabernet Sauvignon (adoçado)

Elaborado com base de vinho Cabernet Sauvignon da safra 2025. Vinho teve um breve contato com carvalho alternativo. Apresenta aroma de perfil mais maduro, com notas de caramelo, algo de tostado, tem ainda notas que lembram fruta em compota e especiarias. Na boca apresenta volume discreto, acidez equilibrada, com dulçor delicado. Os taninos são percebidos, porém, não são marcantes.

Tinto Cabernet Sauvignon (não adoçado)

As notas aromáticas são similares ao anterior. Em boca, há um volume reduzido pela ausência completa de açúcar. Porém pode-se perceber uma certa cremosidade, que foi construída com usos de manoproteínas de leveduras aportadas antes e após a desalcoolização. Torna-se um desalcoolizado agradável, refrescante e ligeiro.

Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)      

Foto: Karine Fonseca

error: Conteúdo Protegido