Maior edição do Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas inicia programação no RS

III Enajos segue com agenda de visitas técnicas nesta segunda-feira e, depois, participação na Expoagas

Com número recorde de participantes – 140 profissionais vindos de oito Estados, além do Rio Grande do Sul (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal), o III Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas vem provocando reflexões importantes sobre o futuro do setor. Desde sexta-feira (15), o grupo vem protagonizando intensa agenda de trabalho, com foco em atualização de conhecimento e fortalecimento de conexões. “O Enajos vem crescendo em representatividade e relevância ano após ano, prova disso é estarmos vivenciando sua maior edição em número de participantes e estados representados. Estamos aproximando associações do Brasil inteiro em um circuito muito importante que cria vínculos, promove trocas e gera oportunidades de negócio”, destaca a presidente da AGAS Jovem, Roberta Barreto.

Reunidos em Viamão, os participantes acompanharam dinâmicas de integração e vivências ao longo do fim de semana. No sábado, assistiram à palestra de Marcela Barros, gestora de relações institucionais e comunicação da Associação Brasileira de Supermercados, que detalhou a pauta da entidade, em Brasília, em defesa dos interesses dos supermercadistas. “Há um intenso trabalho que foi iniciado para que o ambiente de negócios do varejo alimentar seja cada vez mais favorável, estimulando o empreendedorismo e a atuação dos empreendedores”, destacou. Em pauta, transcorrem os movimentos pela aprovação da farmácia completa nos supermercados, promovendo o cuidado com a saúde e facilitando o acesso a medicamentos, de acordo com ela. “Isso também será bom para o supermercadista, ampliando o leque de produtos à venda para o consumidor.

Nesse mesmo dia, Alexandre Ribeiro trouxe a pauta da eficiência operacional em supermercados. “É muito gratificante participar de um encontro como o Enajos porque ele reúne profissionais com uma visão nova e muita competência. Isso demonstra que a juventude vem para apoiar os fundadores e aqueles que estão na gestão tradicional”, disse. Outro ponto destacado pelo especialista é que os jovens supermercadistas trazem uma dinâmica mais ágil, mais rápida. “Assim, mesmo tendo menos experiência que os fundadores, sua presença agrega contribuições muito interessantes ao negócio. São pessoas com uma capacidade incrível, que cresceram junto com as empresas, vendo os pais e familiares tocando o negócio, e chegam com uma visão diferente que pode fazer toda a diferença no futuro das operações”, disse.

Já no domingo a pauta começou tratando sobre gestão de pessoas, com a palestrante Angelita Garcia. “O grande desafio não é absorver mais informação, mas sim quebrar uma cultura de resistência, de entender que nem sempre a gente sabe todas as respostas. O que mais sabota a absorção de novas ideias é a soberba da sabedoria”, comentou. “Às vezes, um staff da loja, um operacional, pode saber mais sobre o que o cliente está procurando do que aquele que está olhando um sistema integrado de tecnologia e software, porque isso é um algoritmo, e o profissional da loja lê as emoções do cliente, ele vê o clima da loja. Ouvir a nossa base operacional é uma mudança de cultura. Exercitar o conhecimento analítico, o pensamento crítico, entender as emoções no sentido de equilíbrio, de inteligência estratégica, ou seja, as habilidades humanas têm a capacidade de agregar mais êxito nos negócios e na vida da gente também”, pontuou.

Primeira influenciadora de Supermercados do Brasil e referência em marketing digital, Karolina Chokyu, conhecida como Karol Babadeira, trouxe o tema da sucessão familiar para o III Enajos. Ela é terceira geração e lidera há mais de 10 anos o Marketing do Grupo Royal, que hoje está entre as maiores redes do estado do Rio de Janeiro. “O primeiro desafio é saber separar o que é família e o que é negócio. Muitas vezes o relacionamento acaba se quebrando um pouquinho porque a gente não sabe separar. Precisamos ter muita maturidade para entrar em casa como filho, como pai, e na empresa como diretor”, ensinou. Outro ponto importante trazido por ela foi o equilíbrio entre inovação e tradição. “A sucessão não significa mudar do oito ao oitenta, é aprimorar o negócio. Se uma empresa cresceu até certo ponto, ela tem características, cultura, tradição, elementos que a gente tem que manter sim, porém aperfeiçoar”, disse.

Visitas e Expoagas

A agenda do III Enajos segue nesta segunda-feira (18), com visitas técnicas a duas das principais redes do varejo gaúcho: Cestto, da Companhia Zaffari, e Stock Center, do Comercial Zaffari, para conhecer práticas de gestão e sistemas operacionais. Complementando a agenda, o grupo também assistirá palestra com o professor e administrador de empresas Marcio Milan, com trajetória de mais de 40 anos no grupo Pão de Açúcar.

A partir de terça-feira, o grupo acompanha a programação da Expoagas, com visita à feira e momento especial na grade de painéis, quando a Agas Jovem apresenta a palestra com João Branco, ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s Brasil. Já eleito o profissional de marketing mais admirado do país (Scopen), ele integra a lista da Forbes dos 10 melhores Chief Marketing Officer (CMOs) do país e defende que a melhor forma de satisfazer o cliente é conhecê-lo profundamente. Autor do livro “Dê Propósito”, propõe uma nova relação com o trabalho, sugerindo que as habilidades sejam voltadas em benefício às pessoas. Sua explanação ocorre no dia 19 (terça-feira), às 15h.

Nesse mesmo dia, os jovens supermercadistas terão a oportunidade de assistir à palestra do ex-jogador Dunga e dos presidentes da AGAS, Antonio Longo, e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, além da apresentação do professor Romeo Busarello, mestre em comportamento de consumo com mais de 40 anos de experiência nas áreas de marketing, ambientes digitais, inovação e negócios.

Fonte e fotos: Exata Comunicação

 

 

error: Conteúdo Protegido