Comando Rodoviário reforça a importância do cinto de segurança no trânsito

Os cintos de segurança são o meio mais eficaz que se dispõem para reduzir o risco de ferimentos graves e mortes em acidentes de automóvel. Para sua própria proteção e dos demais ocupantes do veículo utilize sempre os cintos de segurança quando o veículo estiver em movimento. Gestantes e pessoas fisicamente debilitadas também devem utilizar os cintos de segurança, elas estão mais propensas a ficarem seriamente feridas se não estiverem usando cintos de segurança.

O cinto de segurança é um dispositivo simples que serve para proteger sua vida e diminuir as consequências dos acidentes. Ele impede, em caso de colisão, que seu corpo se choque contra o volante, painel e para-brisas, ou que seja projetado para fora do carro. Os passageiros sentados no banco traseiro, sem os cintos de segurança, não somente se põem em perigo, como também colocam em perigo os passageiros dos bancos dianteiros. Numa colisão frontal eles também se moverão para frente onde podem bater e ferir o motorista ou passageiro do banco dianteiro.

Em uma colisão de veículos a apenas 40km/h, o motorista pode ser atirado violentamente contra o para-brisas ou arremessado para fora do carro. Alguns motoristas pensam que podem amortecer o choque segurando firmemente no volante. Isto é ilusório, porque a força dos braços só é eficaz a uma velocidade de até 10 km/h.

Veja alguns motivos para usar o cinto de segurança.
* o cinto dá firmeza, mantém o motorista na posição correta de dirigir e ameniza o cansaço na direção;
* a probabilidade de sobrevivência com o cinto é 5 vezes maior do que sem ele, em caso de acidentes;
* deve-se habituar as crianças a usarem o cinto. Os bons hábitos devem começar na infância;
* deve-se colocar o cinto sempre, mesmo para pequenas distâncias. Imprevistos não têm hora;
* é importante exigir que todos os passageiros do carro, inclusive aqueles que viajam no banco traseiro, usem o cinto de segurança. O condutor é responsável pela segurança de todos;

Fonte: CRBM/Comunicação Social

error: Conteúdo Protegido