Projeto-piloto da Defesa Civil de Bento mobiliza alunos para fortalecer a conscientização e a prevenção contra desastres naturais

A Secretaria de segurança de Bento Gonçalves por meio da defesa civil está desenvolvendo um projeto-piloto voltado à prevenção e conscientização sobre desastres climáticos nas escolas do município. O programa “Defesa Civil nas Escolas” promove palestras e atividades com alunos, professores, equipes diretivas e funcionários, apresentando a função do órgão em situações de emergência e disseminando informações essenciais, sempre com abordagem lúdica e pedagógica.

Nesta quinta-feira (14), a equipe esteve na EMEF Floriano Peixoto, em Faria Lemos. Na ocasião, o coordenador Rodrigo Wermuth explicou o papel da Defesa Civil na sociedade, orientou sobre os itens indispensáveis em um kit de emergência e distribuiu folders informativos abordando temas como a diferença entre alagamentos, enchentes e inundações, formas de agir diante de situações de risco, prevenção de deslizamentos e canais de contato para acionamento doórgão. O material também foi entregue para que os alunos levassem às famílias, ampliando o alcance das orientações. A ação incluiu ainda a construção de um pluviômetro caseiro, feito com garrafa PET, para medir a quantidade de chuva e estimular o reaproveitamento de materiais.

“Faria Lemos foi uma das regiões mais impactadas pelos deslizamentos de terra e inundações nos eventos de maio de 2024. Esse histórico reforça a urgência de preparar a comunidade. Nosso objetivo é criar uma rede de proteção a partir das escolas, fazendo com que os conhecimentos adquiridos sejam levados para dentro das casas e para toda a vizinhança. A prevenção começa pela informação, e cada aluno é um multiplicador dessa consciência”, destaca Wermuth.

Segundo ele, o projeto fortalece boas práticas para enfrentamento e mitigação de impactos, desenvolvendo cidadãos mais preparados e resilientes. “Estamos falando de preparar para o futuro. As mudanças climáticas já afetam cidades em todo o mundo, sejam elas urbanas ou rurais. Esse trabalho busca despertar percepções e atitudes de autoproteção, reduzindo riscos e minimizando danos, seja no ambiente doméstico ou na esfera pública”, completa o coordenador.

A diretora da EMEF Floriano Peixoto, Michele Rodrigues dos Santos, enfatiza sobre a iniciativa da sensibilização.

“Nossa escola ficou muito feliz por ser escolhida para a aplicação do projeto-piloto da defesa civil. A nossa região foi bastante atingida na época das enchentes que assolaram o nosso município, portanto, uma fala com as crianças é de extrema importância. O encontro desta manhã reforçou o trabalho desenvolvido pela defesa civil em prol da comunidade. Além disso, de uma maneira didática, os agentes trouxeram conhecimentos necessários em situações de emergência. Sabemos que as crianças são nosso canal de comunicação junto as famílias, por isso, a ação desenvolvida hoje tem um grande potencial para gerar impacto em nossa sociedade”, pontua Michele.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

error: Conteúdo Protegido