Nesta segunda-feira (11), ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura de Bento Gonçalves o Wokshop de Apresentação do Projeto SIH (Solução Inclusiva Humanizada) que abordou a questão da inclusão e da acessibilidade na área. Ministrado por Letticia Francisco, CEO da empresa SEMEARHIS, o momento contou um público de funcionários públicos de diversos setores como Cultura, Saúde, Turismo, entre outros.
Letticia explanou questões como Acessibilidade Turística, Turismo Acessível e Turismo Social, são medidas de acolhimento para melhor atender o público de inclusão e incentivar o seu protagonismo nas suas escolhas de passeios e de conhecimentos. Dessa forma, amplia-se e qualifica-se a fruição das oportunidades oferecidas dos destinos turísticos, criando espaços de atendimentos adaptados e aptos integrativos, independentes de suas limitações físicas ou cognitivas.
Com esse incentivo, o Turismo terá benefícios como o aumento do fluxo, permanência e gasto médio maiores, novos mercados, geração de mais empregos e rendas, reconhecimentos como destino inteligente e humano, mais atratividade para eventos e investimentos tendo uma infraestrutura inclusiva. Assim, o projeto apresentado pela SEMEARHIS, com o apoio do SEBRAE, expressa política pública que estabelece e auxilia na implementação de resoluções efetivas para o atendimento destes públicos.
O evento teve como principal objetivo apresentar uma proposta que visa não apenas transformar o turismo local, mas também deixar um legado social significativo. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Acessibilidade Turística, Turismo Acessível e Turismo Social, compreendendo a importância de tornar as experiências de viagem acessíveis a todos.
“O evento de hoje marca o início de uma jornada promissora, com o potencial de transformar a região em um modelo de turismo inclusivo e consciente. Esteve presente também representantes das instituições da região impulsionando a inclusão e o pertencimento de todos durante o processo”, destaca Letticia.
Ressalta-se que um dos pontos altos do Workshop foi a Oficina de Autodescrição, uma atividade prática que estimulou os participantes a compreender o mundo sob uma nova perspectiva, reforçando a missão de criar um turismo que verdadeiramente acolhe a pluralidade com diversidade.
Para o Secretário Henrique Núncio, o Projeto Solução Inclusiva Humanizada “nos abre horizontes para o desenvolvimento turístico de nosso município. Somos um polo indutor e precisamos estar alinhados as demandas da contemporaneidade: o projeto vem de encontro a ampliação do perfil de nossos visitantes, estruturando as bases para promover a integração plena da acessibilidade”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Morre, aos 91 anos, Victor Valduga, fundador da Vinícola Marco Luigi, de Bento Gonçalves
Gênero musical bugio é oficializado como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul
Provimento Democrático: Secretaria de Educação de Bento promove Curso de Formação de Gestores