A neve voltou a marcar presença no Rio Grande do Sul neste sábado. Segundo a Metsul Meteorologia, os primeiros flocos começaram a cair por volta das 5h em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com temperaturas registradas entre 0°C e 2°C nas estações meteorológicas da região. Em Cambará do Sul, o fenômeno ocorreu durante a manhã. Já em Santa Catarina, houve registro de neve na área urbana de São Joaquim e no distrito do Cruzeiro.
O fenômeno é resultado da interação entre a umidade transportada por uma área de baixa pressão no Atlântico, a leste do Sul do Brasil, e o avanço de uma massa de ar polar pelo interior do continente. Conforme a Metsul, o Planalto Sul Catarinense concentra as maiores chances de neve neste sábado, devido às altitudes mais elevadas, entre 1.200 m e 1.800 m. As condições devem permanecer favoráveis ao longo da manhã, podendo se estender até parte da tarde. Nuvens mais carregadas, com forte desenvolvimento vertical, avançam para o Norte pela Serra Gaúcha, aumentando a possibilidade de precipitação mais intensa no Planalto Sul Catarinense.
Também há previsão de neve no Planalto Norte Catarinense e novamente nos Campos de Cima da Serra, especialmente entre Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, em altitudes entre 900 m e 1.200 m. Já nas áreas mais baixas da Serra Gaúcha, entre 600 m e 900 m, a expectativa é maior para ocorrência de chuva congelada.
A primeira neve do ano foi registrada em 29 de maio, quando um intenso ciclone atuava na costa gaúcha, resultando na maior precipitação de neve no Sul do Brasil desde julho de 2021.
Abertas as inscrições para a Semana Teológica 2025, promovida pela Diocese de Caxias do Sul
Campanha do Agasalho já entregou mais de 900 mil itens aos gaúchos
Dia do Vinho Brasileiro ocorre em 24 de agosto, na Praça Achylles Mincarone