Projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura contempla apresentações em Bento, Garibaldi e Caxias do Sul e valoriza a palhaçaria feminina
A palhaça Enólifa Polenta, criação da atriz Mônica Blume, está de volta aos palcos com a nova circulação do espetáculo “Enólifa Someliê”, que inicia sua temporada no próximo dia 13 de agosto, às 15h, na Praça CEU, em Bento Gonçalves. A peça mistura humor, crítica e uma inusitada aula de avaliação de vinhos, trazendo à cena uma dramaturgia divertida e sensível sobre o universo feminino — e promete arrancar boas risadas do público.
Com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos, o projeto contempla cinco apresentações em três cidades da Serra Gaúcha. Em Bento Gonçalves, além da estreia na Praça CEU, haverá sessões no Centro Cultural Tuiuty (03/09, às 14h) e na Fundação Casa das Artes (13/09, às 20h). Em seguida, o espetáculo chega a Garibaldi (14/09, às 19h, no Espaço Didarte) e Caxias do Sul (27/09, às 20h, no Teatro do Encontro).
A circulação do espetáculo é financiada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, através do Edital 01/2024 – Aproximar Arte e Vida através da Construção Coletiva, com investimento de R$ 30.000,00. O projeto conta ainda com o apoio do coletivo Ártemis – História, Arte e Cultura.
Com uma linguagem acessível e provocadora, “Enólifa Someliê” se propõe a valorizar a palhaçaria feminina, inserindo uma personagem cômica e irreverente num universo historicamente dominado por figuras masculinas. O espetáculo subverte estereótipos, desafia convenções do humor e provoca reflexões a partir de uma perspectiva que dialoga com as experiências das mulheres, sem abrir mão do riso e da leveza.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, a circulação reforça o compromisso com a valorização do teatro e da produção artística local:
“Além de movimentar os espaços culturais da cidade, esse projeto fortalece o intercâmbio com municípios vizinhos e contribui para a profissionalização da carreira artística dos participantes. A circulação do espetáculo valoriza o teatro como linguagem essencial e aproxima o público de uma experiência cênica rica e instigante. É um orgulho ver projetos como esse ganhando vida com o apoio do Fundo Municipal de Cultura”, destaca o Secretário.
Serviço
Programação da circulação “Enólifa Someliê”
13 de agosto, às 15h – Praça CEU, Bento Gonçalves
3 de setembro, às 14h – Centro Cultural Tuiuty, Bento Gonçalves
13 de setembro, às 20h – Fundação Casa das Artes, Bento Gonçalves
14 de setembro, às 19h – Espaço Didarte, Garibaldi
27 de setembro, às 20h – Teatro do Encontro, Caxias do Sul
Todas as apresentações são gratuitas. Classificação indicativa: 12 anos.
Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender é neste sábado, 09 de agosto, na Rua Coberta
Museu do Imigrante recebe projeto que valoriza a memória do Hip Hop no Rio Grande do Sul
Sindilojas Regional Bento celebra 80 anos da Fecomércio-RS e reforça importância da representatividade