Publicação mapeia protagonistas do Breaking e terá lançamento em três cidades, incluindo o Museu do Imigrante, que reforça seu papel como espaço de acolhimento da cultura urbana
O Museu do Imigrante, em Bento Gonçalves, será um dos palcos do projeto “Memórias do Hip Hop, um recorte à cena do Breaking”, que reúne trajetórias de artistas e trabalhadores da cultura urbana em todo o Rio Grande do Sul. A obra será lançada no local no dia 06 de setembro, às 17h, em um evento gratuito com acessibilidade em Libras, audiodescrição e distribuição de exemplares.
A iniciativa, idealizada pelo b.boy e produtor cultural Pedrinho Festa, é resultado de um mapeamento da cena do Breaking no RS e foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital estadual. O projeto destaca 30 B.boys e B.girls, 10 eventos, 10 crews e 10 profissionais da cultura que ajudam a construir e manter viva a cultura hip hop no Estado. A curadoria levou em conta a representatividade de todas as regiões e a diversidade de perfis, incluindo artistas negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. A estreia do livro ocorre neste sábado, dia 09 de agosto, às 19h, na Sala Hip Hop, também em Bento Gonçalves, dando início a uma série de encontros que celebram a cultura hip hop e seus protagonistas.
O Museu do Imigrante, ao receber a circulação do livro, reafirma seu compromisso com a valorização do patrimônio imaterial e das expressões contemporâneas que moldam a identidade cultural da sociedade. Ao abrir espaço para o hip hop, reconhece que o patrimônio cultural também se constrói nas ruas, nas pistas de dança, nos grafites e nas narrativas urbanas que transformam realidades.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, a iniciativa reforça o papel do Museu como espaço vivo da comunidade: “O Museu do Imigrante é mais do que guardião da memória — ele é um espaço de encontros e de reconhecimento da diversidade que forma nossa cidade. Receber o lançamento desse livro, que registra histórias potentes do hip hop gaúcho, é também valorizar trajetórias como a do próprio Pedrinho Festa, artista local cuja caminhada se confunde com o conteúdo do livro. É sobre cultura viva, que movimenta e transforma.”
Além do lançamento da publicação, o público poderá conferir no Museu do Imigrante a exposição fotográfica “Crews do RS”, com imagens de grupos que representam o movimento em diferentes cidades. A ação integra a programação de lançamentos do livro, que também ocorrerá em Caxias do Sul e Porto Alegre. A obra conta com revisão histórica da historiadora Luka Ibarra, comentários do autor Pedrinho Festa e ilustrações do artista de graffiti e B.boy Felipe Reis. O conteúdo também está conectado ao site do projeto: www.trajetoriasbreakingrs.com
Datas de lançamento
09/08 – Sala Hip Hop (Bento Gonçalves)
28/08 – Fluência Casa Hip Hop (Caxias do Sul)
31/08 – Estúdio Restinga Crew (Porto Alegre)
06/09 – Museu do Imigrante (Bento Gonçalves)
Espetáculo “Enólifa Someliê” inicia nova circulação com apresentações gratuitas
Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender é neste sábado, 09 de agosto, na Rua Coberta
Sindilojas Regional Bento celebra 80 anos da Fecomércio-RS e reforça importância da representatividade