Programação inicia neste sábado, dia 9, na Casa da Memória Merlin
O roteiro Caminhos de Pedra será o epicentro de celebrações vibrantes e comoventes, onde o passado e o presente se entrelaçam para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Realizada pela Associação Caminhos de Pedra, a Setimana Dela Cultura Taliana ocorrerá de 9 a 13 de agosto, oferecendo uma programação diversificada, repleta de experiências culturais que mergulham na rica história dos imigrantes italianos, em suas tradições e no legado que deixaram na região.
A programação é uma valorização à herança cultural italiana e tem como objetivo levar a escolas e público em geral um pouco da tradição deixada pelos primeiros imigrantes. “O roteiro Caminhos de Pedra é, em sua essência, uma homenagem à história e herança cultural de nossos antepassados. Cada construção que aqui permanece em pé e hoje abriga empreendimentos que acolhem o visitante é um elo com o passado que não queremos que seja esquecido. Por isso, pensamos em valorizar o Talian como carro-chefe das celebrações desta semana. Através dessa transmissão oral e escrita conseguimos manter viva uma história de mais de 150 anos”, celebra a coordenadora da Associação Caminhos de Pedra, Arlete de Cesaro.
A abertura da Semana acontecerá no sábado (9), a partir das 13h, na Casa da Memória Merlin, nos Caminhos de Pedra. Na ocasião, será lançado o livro bilíngue português/talian “Layla e a A Uva”, de Eliane Tonello, em um momento de interação com o público. A tarde seguirá com uma apresentação do Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra, que levará os presentes de volta aos tempos dos imigrantes com danças típicas.
Já no dia 11 de agosto, segunda-feira, as comemorações se espalham até a Escola Salete, no Barracão, onde a professora Mirna Madalosso ministrará uma oficina de Talian, língua proveniente da mistura dos dialetos vênetos trazidos pelos imigrantes com o português falado no Brasil. Logo depois, às 19h30, um momento emblemático que promete emocionar: uma missa em Talian será celebrada pelo Diácono Eduardo Cantelli na Igreja São Pedro, proporcionando uma experiência única de fé e identidade.
O último dia de programação (13) será na Escola General Rondon, também no Barracão, onde os alunos terão a oportunidade de participar da oficina de Talian. A programação se encerra com uma sessão de cinema às 19h30, na Casa da Memória Merlin, com a exibição do filme “Nanetto Pipetta”. A obra, um clássico em comemoração aos 150 anos da imigração italiana, retrata a história de Nanetto Pipetta, personagem da narrativa homônima de autoria do frei capuchinho Aquiles Bernardi, publicada originalmente em 1924 e que conta a história de um adolescente que deixa a Itália para vir à América em busca de novas oportunidades, sendo considerada a primeira obra de ficção escrita em Talian.
As atrações são totalmente gratuitas, com promoção da Associação Caminhos de Pedra e apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Informações pelo WhatsApp (54) 99678-2288.
Serviço:
O que: Setimana Dela Cultura Taliana, no Caminhos de Pedra
Quando: dias 9, 11 e 13 de agosto (veja abaixo)
Quanto: atrações gratuitas
Informações: WhatsApp (54) 99678-2288.
Programação:
Sábado, 09 de agosto
Casa da Memória Merlin
13h – Lançamento do livro bilíngue (português/Talian) Layla e A Uva, de Eliane Tonello
14h30min – Apresentação do Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra
Segunda-feira, 11 de agosto
Escola Salete, Barracão
Oficina de Talian com a professora Mirna Madalosso
19h30min, na Igreja de São Pedro: Missa em Talian, com o Diácono Eduardo Cantelli
Quarta-feira, 13 de agosto
Escola General Rondon, Barracão
Oficina de Talian com a professora Mirna Madalosso
19h30min, na Casa da Memória Merlin: Sessão de Cinema. Filme: Nanetto Pipetta.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Vivi Lerin
Espetáculo “Enólifa Someliê” inicia nova circulação com apresentações gratuitas
Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender é neste sábado, 09 de agosto, na Rua Coberta
Museu do Imigrante recebe projeto que valoriza a memória do Hip Hop no Rio Grande do Sul