Nesta sexta-feira (08), o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira juntamente com a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas anunciaram o Gaúcho Homenageado de 2025. Figura marcante e incansável no tradicionalismo de Bento Gonçalves, Dilceo Maximino Barp, 56 anos, recebe o reconhecimento que simboliza sua trajetória de dedicação, liderança e amor à cultura gaúcha.
Atuante no Movimento Tradicionalista desde a juventude, teve sua primeira vivência em entidades tradicionalistas no extinto CTG Herança de Bravos. Desde então, construiu um caminho sólido e respeitado dentro do tradicionalismo local e regional. No CTG Laços da Amizade, exerceu por dois anos a função de Capataz Geral e, em 2010, foi eleito Patrão, função que atualmente volta a desempenhar com entusiasmo e comprometimento.
Sua trajetória se estende além das porteiras do CTG. Entre 2012 e 2019, ocupou diversos cargos na Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), sendo Tesoureiro, Vice-presidente e Presidente, e desde 2020 é o atual Presidente do Conselho Deliberativo da ABCTG. Também exerce a função de Diretor Financeiro da 11ª Região Tradicionalista, demonstrando sua constante presença e contribuição no fortalecimento do movimento em diferentes esferas.
“Eu fico feliz e agradeço aos patrões de Bento Gonçalves, ao Secretário de Cultura e o Prefeito, por proporcionar esse louvor. O tradicionalismo é a minha vida. É uma condecoração que muito me orgulha”, destaca Dilceo.
Dilceo é reconhecido por sua participação em diversos Congressos Tradicionalistas e pelas homenagens recebidas, como a Comenda Quero-Quero do MTG e da 11ª Região Tradicionalista, além da Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves em 2023, honrarias que reforçam seu legado no tradicionalismo.
“Fizemos reunião com a presença dos patrões das sete entidades de Bento Gonçalves para sugestões de nomes. Daí foi escolhido o nome do Dilceo pelo seu currículo, pois tem uma trajetória de 30 anos no Movimento. É um dos nomes mais representativos desta área cultural, que é a nossa identidade maior do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Antônio Carlos Gonçalves Menezes.
Dilceo é também um dos idealizadores da figura do “Gaúcho Homenageado” dos Festejos Farroupilhas do município, proposta criada ao lado do saudoso e ex-secretário de Cultura, Jovino Nolasco, e que hoje é parte essencial da celebração farroupilha local. Homem de valores, defensor das tradições, da história e dos símbolos do Rio Grande, representando com autenticidade e orgulho a essência do gaúcho que vive e cultiva diariamente a herança de seu povo.
“A biografia de Dilceo Barp é um orgulho para a Cultura Gaúcha em nosso município. Sua atuação promove a continuidade para os valores tradicionalistas, reforçando as bases do patrimônio histórico e cultural e os princípios artísticos e campeiros”, enfatiza o secretário de Cultura, Evandro Soares.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira comenta que “o Dilceo é uma figura muito importante para a comunidade tradicionalista. Sua trajetória reflete o comprometimento e a dedicação para a preservação dos ideais e princípios da Tradição”.
Os Festejos Farroupilha 2025 de Bento Gonçalves ocorrem de 06 a 21 de setembro, no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva. Entre as atividades previstas, estão apresentações artísticas, provas campeiras, fandangos, shows, oficinas culturais, cavalgadas, rodas de chimarrão, concursos, missa crioula e acampamento farroupilha. Em breve, a programação completa será divulgada.
Um dos destaques da edição 2025 é o tema oficial dos festejos, que é “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa.” A proposta homenageia o legado do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, celebrando o centenário de seu nascimento, e os 70 anos do programa Grande Rodeio Coringa, veiculado pela primeira vez em 1955 na Rádio Farroupilha.
Espetáculo “Enólifa Someliê” inicia nova circulação com apresentações gratuitas
Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender é neste sábado, 09 de agosto, na Rua Coberta
Museu do Imigrante recebe projeto que valoriza a memória do Hip Hop no Rio Grande do Sul