Dilceo Maximino Barp é o Gaúcho Homenageado dos Festejos Farroupilhas 2025 de Bento Gonçalves

Nesta sexta-feira (08), o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira juntamente com a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas anunciaram o Gaúcho Homenageado de 2025. Figura marcante e incansável no tradicionalismo de Bento Gonçalves, Dilceo Maximino Barp, 56 anos, recebe o reconhecimento que simboliza sua trajetória de dedicação, liderança e amor à cultura gaúcha.

Atuante no Movimento Tradicionalista desde a juventude, teve sua primeira vivência em entidades tradicionalistas no extinto CTG Herança de Bravos. Desde então, construiu um caminho sólido e respeitado dentro do tradicionalismo local e regional. No CTG Laços da Amizade, exerceu por dois anos a função de Capataz Geral e, em 2010, foi eleito Patrão, função que atualmente volta a desempenhar com entusiasmo e comprometimento.

Sua trajetória se estende além das porteiras do CTG. Entre 2012 e 2019, ocupou diversos cargos na Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), sendo Tesoureiro, Vice-presidente e Presidente, e desde 2020 é o atual Presidente do Conselho Deliberativo da ABCTG. Também exerce a função de Diretor Financeiro da 11ª Região Tradicionalista, demonstrando sua constante presença e contribuição no fortalecimento do movimento em diferentes esferas.

“Eu fico feliz e agradeço aos patrões de Bento Gonçalves, ao Secretário de Cultura e o Prefeito, por proporcionar esse louvor. O tradicionalismo é a minha vida. É uma condecoração que muito me orgulha”, destaca Dilceo.

Dilceo é reconhecido por sua participação em diversos Congressos Tradicionalistas e pelas homenagens recebidas, como a Comenda Quero-Quero do MTG e da 11ª Região Tradicionalista, além da Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves em 2023, honrarias que reforçam seu legado no tradicionalismo.

“Fizemos reunião com a presença dos patrões das sete entidades de Bento Gonçalves para sugestões de nomes. Daí foi escolhido o nome do Dilceo pelo seu currículo, pois tem uma trajetória de 30 anos no Movimento. É um dos nomes mais representativos desta área cultural, que é a nossa identidade maior do Rio Grande do Sul”, destaca o presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Antônio Carlos Gonçalves Menezes.

Dilceo é também um dos idealizadores da figura do “Gaúcho Homenageado” dos Festejos Farroupilhas do município, proposta criada ao lado do saudoso e ex-secretário de Cultura, Jovino Nolasco, e que hoje é parte essencial da celebração farroupilha local. Homem de valores, defensor das tradições, da história e dos símbolos do Rio Grande, representando com autenticidade e orgulho a essência do gaúcho que vive e cultiva diariamente a herança de seu povo.

“A biografia de Dilceo Barp é um orgulho para a Cultura Gaúcha em nosso município. Sua atuação promove a continuidade para os valores tradicionalistas, reforçando as bases do patrimônio histórico e cultural e os princípios artísticos e campeiros”, enfatiza o secretário de Cultura, Evandro Soares.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira comenta que “o Dilceo é uma figura muito importante para a comunidade tradicionalista. Sua trajetória reflete o comprometimento e a dedicação para a preservação dos ideais e princípios da Tradição”.

Os Festejos Farroupilha 2025 de Bento Gonçalves ocorrem de 06 a 21 de setembro, no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva. Entre as atividades previstas, estão apresentações artísticas, provas campeiras, fandangos, shows, oficinas culturais, cavalgadas, rodas de chimarrão, concursos, missa crioula e acampamento farroupilha. Em breve, a programação completa será divulgada.

Um dos destaques da edição 2025 é o tema oficial dos festejos, que é “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa.” A proposta homenageia o legado do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, celebrando o centenário de seu nascimento, e os 70 anos do programa Grande Rodeio Coringa, veiculado pela primeira vez em 1955 na Rádio Farroupilha.

error: Conteúdo Protegido