Miniempresas visitam prefeito de Bento Gonçalves

Empreendimento da escola Bom Retiro concorre em prêmio nacional do projeto

Em um gesto que ratifica a conhecida parceria entre poder público e iniciativa privada em Bento Gonçalves, as miniempresas criadas através de projeto da Junior Achievement e apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) visitaram o prefeito Diogo Siqueira nesta semana. A audiência foi marcada pelo agradecimento dos alunos-empresários ao apoio dado pelo Executivo, que cedeu o transporte para a cerimônia de formatura deles, ocorrida no mês passado, no UCS Teatro, em Caxias do Sul.

No encontro, o prefeito aproveitou para parabenizar os estudantes e saudar a iniciativa, voltada a desenvolver a cultura empreendedora nos jovens, de modo a contribuir com o futuro do setor produtivo na cidade e o surgimento de novos negócios. “Esse projeto é um exemplo de empreendedorismo que precisa ser mostrado e proporcionado para mais pessoas. Esses jovens aprendem uma profissão, pesquisam, são desafiados a criar o seu produto e a vendê-lo nas praças, nas feiras. Uma experiência que é para a vida”, disse Siqueira.

A conversa com o prefeito teve também relato de cada empresa criada pelos estudantes. Neste ano, participaram alunos do ensino médio das escolas Mestre Santa Bárbara, Impulso, Cenecista, Sagrado Coração de Jesus, Landell de Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Marista Aparecida, Bom Retiro e Cecília Meireles. O aluno Giovanni Paris Cardoso, do Bom Retiro, foi um dos que compartilharam a experiência transformadora de participar do Miniempresa, que estimula os estudantes a criarem uma empresa do zero a partir de um conteúdo especial e acompanhamento de especialistas nas áreas de finanças, marketing, recursos humanos e produção. “É um projeto que vai além da escola, mostrando a realidade do dia a dia. Pensamos numa ideia, mas nem sempre pode dar certo, então aprendemos com nossos erros, explorando maneiras diferentes de resolver determinada situação”, opinou.

Além do desenvolvimento da cultura empreendedora, a coordenadora do Junior Achievement no CIC-BG, Ângela Cavalet Peron, destacou outro importante viés do programa. “O objetivo do CIC diante deste projeto é que as pessoas conheçam e entendam a importância do projeto na construção do conhecimento do adolescente”, avaliou Ângela.

Neste ano, duas empresas foram premiadas pelo desempenho durante o programa, a do Bom Retiro, que recebeu o prêmio de Gestão da Produção, e a do Landell de Moura, distinguida como Empresa Criativa. O Bom Retiro, com a empresa Smile Bag, participa da seletiva nacional da escolha do Prêmio Miniempresa, no Piauí.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Ângela Peron

error: Conteúdo Protegido