A cultura Hip Hop está cada vez mais fortalecida em Bento Gonçalves. Prova disso é a realização do Circula Hip Hop, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Sesc Bento Gonçalves, que levará ao longo dos meses de agosto e setembro apresentações gratuitas aos bairros Conceição, Ouro Verde e Vila Nova. A iniciativa integra a programação do mês do Hip Hop na cidade e reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização dos artistas locais e o protagonismo das periferias.
As apresentações estão programadas para os dias 09/08, 23/08 e 13/09, reunindo MCs, DJs, dançarinos e grupos de rap e breaking, reunindo artistas que foram selecionados por meio do Edital Circularte/2023, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, instrumento essencial para o fomento de ações culturais no município. O evento é totalmente gratuito e tem como objetivo levar a cultura de rua para dentro das comunidades, incentivando a participação popular, o pertencimento e a expressão artística das juventudes periféricas.
O Circula Hip Hop contará com a participação de artistas que, além do talento musical, carregam histórias de vida, resistência e transformação por meio da arte. Além dos projetos individuais, também integra a programação o grupo de dança Maturidade Urbana, que fará apresentação especial na Praça CEU. O evento também busca promover o diálogo sobre a história, as raízes e os desafios do movimento Hip Hop no contexto local, caracterizando-se como mais do que um evento cultural: um movimento de reconhecimento, acesso e transformação social. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
Para o Secretário de Cultura, Evandro Soares, o Fundo Municipal de Cultura, por meio do edital Circularte, tem sido essencial para viabilizar essas ações, oferecendo recursos diretos para que os artistas desenvolvam seus projetos, compartilhem suas vozes e alcancem novos públicos: “O Hip Hop é uma expressão legítima da nossa juventude, das periferias e das realidades invisibilizadas. O Fundo Municipal de Cultura permite que essas vozes ocupem os espaços públicos com força e qualidade. E com o apoio do Sesc, conseguimos somar ainda mais forças para construir um circuito sólido, descentralizado e representativo”, destaca.
Agosto também é mês do Sesc Hip Hop
Em paralelo ao Circula Hip Hop, o mês também conta com a 5ª edição do Sesc Hip Hop, que acontece de 11 a 17 de agosto, com oficinas de rap, breaking, DJ e graffiti, sessões de cinema, apresentações em escolas e instituições, e shows com artistas locais e nacionais. A programação culmina em um grande evento de encerramento no dia 17/08, na Rua Coberta, com participação do rapper paulista Renan Inquérito. Todas as atividades são gratuitas e reforçam o compromisso conjunto entre o Sesc e a Secretaria de Cultura em fomentar o Hip Hop como ferramenta de inclusão, arte e transformação social.
Conheça os projetos contemplados pelo edital Circularte/2023
Coisa Fina Instrumental – Proposto por Fábio Zonato (DJ Zonattão), o projeto apresenta uma performance de DJ com discotecagem ao vivo e técnicas de turntablism, valorizando o toca-discos como instrumento musical. A proposta reafirma o DJ como artista criativo, com repertório autoral e manipulação sonora em tempo real.
ML MCs – Com autoria de Ricardo Fabiano Bertochi (Keno Rap), o grupo traz rimas que abordam o cotidiano das periferias, experiências com a violência e o crime, e a busca por redenção e transformação. Suas músicas dialogam diretamente com o público jovem, promovendo reflexão e consciência social.
O Rap Resgata – Idealizado por Rafael Vitória (MC Rafinha), o projeto narra a trajetória de superação de ex-detentos que utilizam o rap como instrumento de ressocialização. As letras, interpretadas por MC Rafinha e MC Roni, tratam de desafios reais, com foco na reconstrução de vidas e esperança.
Def G – Criado por Felipe Martini Schizzi (BBOY Lipeeu), o grupo apresenta coreografias de breaking e popping, além de músicas autorais que denunciam e expressam as realidades das comunidades da Zona Norte. O projeto mescla dança e música como forma de resistência e afirmação cultural.
Viela 73 Show – Com proponente André de Almeida Cunha (Original Raikiri), o projeto mistura rap e poesia marginal, acompanhado por DJ Otug Augusto Franco. As letras falam de desigualdade, vida na periferia e superação, buscando empoderar os moradores dos bairros mais vulneráveis.
Programação do Circula Hip Hop
Bairro Conceição
09/08 – a partir das 15h
Shows: BBOY Lipeeu – Original Raikiri – MC Rafinha – ML MC’S
Praça CEU (Bairro Ouro Verde)
23/08 – a partir das 14h30
Shows: DJ Zonattão – Original Raikiri – ML MC’S – Maturidade Urbana
Bairro Vila Nova
13/09 – a partir das 15h
Shows: BBOY Lipeeu – Original Raikiri – MC Rafinha – ML MC’S
Farrapos encara o rival Charrua na abertura do Hexagonal do Super 12
Solidariedade à mesa: 25ª edição do Eles na Cozinha ocorre na noite de 30 de agosto
Maturidade Urbana leva cultura Hip Hop ao Palácio Piratini em evento do Governo do Estado