Entidade alcança 56 anos no dia 12 de agosto como uma das 10 maiores CDLs do Rio Grande do Sul
Em mais de meio século de existência, algo permanece inalterado na concepção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG). A força associativa da entidade, que alcança 56 anos no dia 12 de agosto, segue sendo basilar para as conquistas que, ao longo de mais de cinco décadas, têm fortalecido o comércio local e feito dele um dos mais diversos e vistosos da região.
A CDL-BG já nasceu associativa. Quando ela foi criada, como Clube dos Diretores Lojistas, começou com 26 lojas, herdando organizações associadas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), embrião para o surgimento da entidade, em 1969. Hoje com quase 600 associados, a CDL-BG é uma das 10 maiores do Estado, demonstrando como sua força coletiva ajuda a impulsionar, continuamente, a evolução da entidade e do comércio local. “Só com um setor unido em propósito, pensando em estratégias de forma articulada com os associados e os atores públicos e privados, podemos fortalecer o varejo, uma das grandes bases de nossa economia. É isso que a CDL-BG vem fazendo desde que foi criada: construir pontes em conjunto em prol de uma Bento Gonçalves cada vez mais desenvolvida”, diz o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
As empresas associadas que formam a CDL deliberam ações e estratégias para o crescimento da atividade varejista. Unida, a entidade se movimenta para representar a categoria institucionalmente no âmbito municipal e, também, nas esferas estadual e federal, uma vez que é filiada à Federação Varejista do RS, essa conectada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), principal representante do varejo brasileiro. Assim, articula com poderes públicos e outras entidades os interesses da classe para fortalecer e qualificar o comércio, buscando através do diálogo e da construção de parcerias os caminhos para continuamente desenvolver o setor.
O modelo associativista da CDL proporciona, aos filiados, rede de contatos e relacionamentos empresariais, credibilidade e visibilidade, além de benefícios e descontos exclusivos. Mas tem mais. Também aproxima a capacitação profissional, uma das principais vantagens em estar associado a uma instituição como a CDL. Uma das ferramentas para isso continua sendo o SPC, representado em Bento com exclusividade pela CDL-BG. O sistema é um aliado dos lojistas, ajudando a vender com segurança em todos os momentos e a mitigar a inadimplência. Cursos em diversas áreas para alavancar os negócios, em departamentos como atendimento, gestão, marketing e vendas, bem como para atender a demandas pontuais, fazem parte das práticas corriqueiras. Assim como palestras de atualização. A CDL-BG tem como um dos desafios aproximar as soluções para os principais desafios atuais, como os novos comportamentos dos consumidores e as novas tecnologias. Dessa forma, está constantemente em importantes eventos do setor, como encontros nacionais, como a Convenção Nacional do Comércio Lojista, e feiras internacionais, como a NRF, em Nova York.
Dessa forma, a entidade também atua no enfrentamento de outros gargalos. A rotatividade, a falta de mão de obra qualificada e a integração físico-digital dos estabelecimentos estão entre elas. “Estar atualizado sobre as práticas atuais em todos as áreas, da gestão ao atendimento, ajuda a entender o novo momento que vivemos e a preparar os estabelecimentos para levá-los ao futuro, mantendo a perenidade das empresas para fortalecer nossa economia com mais renda e trabalho”, diz Carbone. Plataforma online, a CDL IA, voltada a desmistificar a inteligência artificial, trazendo a tecnologia para ajudar nos resultados dos negócios, está entre as importantes ações que fazem da força associativa cedelista um de seus grandes trunfos para as constantes mudanças vivenciadas na contemporaneidade.
Junto a essas ações, a CDL-BG segue atenta ao ingresso de novos associados. Os movimentos da CDL Jovem, para renovar e preparar novas lideranças, e da recente CDL Mulher, núcleo criado neste ano para impulsionar o empreendedorismo feminino, sinalizam, mais uma vez, como a entidade enxerga, na soma das forças, o caminho para suplantar os desafios. “Como entidade associativa, temos que manter esse espírito sempre aceso para todos crescerem. Ao multiplicar nossas forças, ficamos mais robustos para continuar trazendo dividendos para o varejo, lutando por nossos ideais”, comenta Carbone.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: César Silvestro
Farrapos encara o rival Charrua na abertura do Hexagonal do Super 12
Solidariedade à mesa: 25ª edição do Eles na Cozinha ocorre na noite de 30 de agosto
Maturidade Urbana leva cultura Hip Hop ao Palácio Piratini em evento do Governo do Estado