O mês de agosto será marcado por uma intensa celebração da cultura urbana em Bento Gonçalves. Unindo forças em prol do movimento Hip Hop, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e o Sesc Bento Gonçalves promovem dois importantes eventos gratuitos que envolvem música, dança, arte urbana e ações educativas em diversos pontos da cidade. As iniciativas Circula Hip Hop e a 5ª edição do Sesc Hip Hop somam esforços para democratizar o acesso à cultura, valorizar artistas locais e promover o Hip Hop como ferramenta de transformação social.
O Circula Hip Hop, promovido pela Secretaria de Cultura em conjunto com o SESC, acontecerá nos bairros Conceição, Ouro Verde e Vila Nova, nos dias 09 e 23 de agosto e 13 de setembro, com apresentações de rap, DJ, breaking e dança, protagonizadas por artistas selecionados por meio do Edital Circularte/2023 disponibilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Com nomes como BBOY Lipeeu, DJ Zonattão, Original Raikiri, MC Rafinha, ML MC’S e o grupo Maturidade Urbana, o evento tem como proposta levar a cultura de rua para os bairros, valorizando a expressão periférica, o protagonismo da juventude e o acesso descentralizado às artes urbanas.
Já o 5º Sesc Hip Hop, que ocorre de 11 a 17 de agosto, contará com oficinas de rap, DJ, graffiti e breaking, além de apresentações em escolas, instituições da educação especial e grupos de terceira idade. A programação inclui ainda sessão de cinema, batalhas de rima, shows de rap local e o encerramento com o rapper Renan Inquérito, um dos nomes mais respeitados da cena nacional. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
O diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jacques Fachinelli, destaca a importância do evento para a cultura local: “O Sesc Hip Hop chega à sua 5ª edição provando que a cultura hip hop é, de fato, parte da identidade gaúcha. A programação destaca o movimento em várias frentes, promovendo artistas locais e nomes consagrados no cenário nacional, além de fomentar ações educativas em escolas e instituições assistenciais. Mais do que uma celebração ao hip hop, o evento propõe uma imersão neste movimento.”
As duas iniciativas reforçam a potência do trabalho colaborativo entre poder público e instituições culturais. O Circula Hip Hop é viabilizado por meio de contrapartidas do Edital Circularte, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, ferramenta fundamental para fomentar ações culturais no município, promover a diversidade artística e possibilitar que iniciativas como essa alcancem as comunidades.
Para o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, a união entre a SECULT e o Sesc representa um passo importante no fortalecimento da cena cultural urbana em Bento Gonçalves: “O poder público tem o papel de fomentar e garantir o acesso à cultura como direito. O Fundo Municipal de Cultura nos permite estruturar e executar ações como o Circula Hip Hop, que descentralizam a arte e valorizam os artistas locais. A parceria com o Sesc fortalece ainda mais esse processo, pois une expertise, rede e compromisso com a formação de plateias e com a cultura como ferramenta de transformação social. É essa articulação que permite que o Hip Hop ocupe todos os espaços, das praças aos teatros, com protagonismo, respeito e pertencimento.”
Mais informações: (54) 3452-6704 ou WhatsApp (54) 3452-6103 ou pelas redes sociais do @sescbentogoncalves e @culturabento.
Programação Circula Hip Hop
Bairro Conceição
09/08 – a partir das 15h
Shows: BBOY Lipeeu – Original Raikiri – MC Rafinha – ML MC’S
Bairro Ouro Verde – Praça CEU
23/08 – a partir das 14h30
Shows: DJ Zonattão – Original Raikiri – ML MC’S – Maturidade Urbana
Bairro Vila Nova
13/09 – a partir das 15h
Show: BBOY Lipeeu – Original Raikiri – MC Rafinha – ML MC’S
Programação 5º Sesc Hip Hop
11 a 17 de agosto
Bento Gonçalves – Diversos locais
Oficinas educativas
11/08 – Oficina de DJ – 13h30 – ADEF
13/08 – Oficina de Graffiti – 10h – EMEFE Caminhos do Aprender
14/08 – Oficina de Dança Breaking – 14h – Comunidade Santa Rita (Terceira Idade)
15/08 – Oficina de Rap – 14h – ADVG
15/08 – Oficina de Graffiti – 14h – ASBG (Sala Hip Hop)
Atividades em escolas
11 a 15/08 – Batalhas de breaking e apresentações de rima em sete escolas municipais
Sessão de Cinema
“Hip Hop na Maturidade”
13/08 – 19h – Fundação Casa das Artes
Entrada gratuita
Rap da Cidade – Apresentações
14/08 – 20h – Fundação Casa das Artes
Sintonia Gangstar, ML MC’S, D’hua, Original Raikiri, Flash Mc, Ragnarok, Poetas no Trono, Gil do TC, Ronny 091, Sarate, MC Junin, DJ Lock
Entrada gratuita
Encerramento – Grande evento na Rua Coberta
17/08 – das 13h às 19h – Rua Coberta
Programação:
Seletiva e Batalha de Breaking (R$ 1.000,00 de premiação – Nest Panos)
Apresentações de Danças Urbanas
Batalha da Praça (rima e MCs)
Apresentação Maturidade Urbana
Jam de Graffiti
Exposição “Batalha da Praça – 50 anos do Hip Hop”
Shows: Sintonia Gangstar, Original Raikiri e Renan Inquérito – Inquérito 25 Anos-Luz
Espaço Kids e Foodtrucks
Inscrições para o 3º Casamento Civil Comunitário de Garibaldi começam na sexta
Prêmio de Reconhecimento Funcional 2025 destaca ideias e atitudes que transformam serviço público
Governo reabre Colégio Castelo Branco depois de dois anos e simboliza recomeço para comunidade escolar de Lajeado