Sete vinícolas fundam a APROLEMOS com o objetivo de estabelecer uma nova IG, incentivar e preservar a cultura do vinho, a pesquisa e promover o potencial produtivo do mais antigo produtor de uvas de Bento Gonçalves
Sete vinícolas de Faria Lemos, interior em Bento Gonçalves, uniram-se em torno de um propósito nobre e comum: valorizar o território, fortalecer a produção vitivinícola local e promover o potencial cultural e turístico da região. Foi com essa visão compartilhada que, no dia 15 de julho de 2025, foi fundada a APROLEMOS – Associação de Produtores de Vinhos Finos de Faria Lemos. A entidade nasce com um olhar coletivo e estratégico, reunindo também sócios contribuintes engajados no desenvolvimento do enoturismo e da identidade territorial.
Com mais de 100 anos de fundação, Faria Lemos é o mais antigo distrito de Bento Gonçalves e também o maior produtor de uvas do município, com mais 2.080 hectares cultivados. Com forte vocação vitivinícola e paisagens de rara beleza — com destaque para o Vale Aurora —, o território reúne condições únicas que inspiram a construção de uma identidade própria. A APROLEMOS surge como uma entidade articuladora, comprometida com a preservação, o fortalecimento e a promoção dessa identidade, além de liderar o início de um movimento para o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) dos vinhos de Faria Lemos.
Entre os principais objetivos da nova associação estão o incentivo à pesquisa e à inovação vitivinícola, a qualificação da produção local, o desenvolvimento do enoturismo, a promoção da cultura local e a preservação ambiental e paisagística. A APROLEMOS também atuará na defesa e gestão da Indicação Geográfica “Faria Lemos”, além de representar os interesses dos associados junto ao poder público e a entidades nacionais e internacionais.
Nova geração à frente do movimento
A diretoria executiva da APROLEMOS é liderada pelo jovem enólogo Lorenzo Cristofoli, que assume a presidência com a missão de conduzir esse novo ciclo de valorização do território. Ao seu lado estão Anderson Buffon, da Vinícola Buffon, na vice-presidência, e Alceu Speranza, da Vinhos Speranza como diretor administrativo-financeiro, além de um Conselho Fiscal e de um Conselho Técnico voltado à gestão da IG. “Esta associação nasce de um desejo coletivo, construído por quem vive, produz e acredita neste território. Nossa missão é fazer com que Faria Lemos seja cada vez mais reconhecida pela qualidade de seus vinhos e pela força de sua história”, destaca Lorenzo.
Com sede na Linha Paulina – ERS 431, km 03 -, a APROLEMOS reúne vinícolas, instituições, profissionais do turismo, da pesquisa e da cultura, divididos entre Associados Produtores, Setoriais, Promotores e Honorários, e segue aberta à adesão de novos associados. A entidade já estrutura ações voltadas à educação, promoção, eventos, desenvolvimento sustentável e intercâmbio técnico, além de criar canais de apoio à comercialização e à presença institucional de Faria Lemos no cenário vitivinícola nacional.
Diretoria APROLEMOS Gestão 2025/2027
Presidente: Lorenzo Cristofoli (Cristofoli Vinhos de Família)
Vice-presidente: Anderson Buffon (Vinícola Buffon)
Diretor Administrativo-Financeiro: Alceu Speranza (Vinhos Speranza)
Conselho Fiscal
Titulares: Irineu Dall Agnol (Estrelas do Brasil), Pedro Gallina (Granja Paulina) e Letícia Cristofoli (Cristofoli Vinhos de Família)
Suplentes: Andriza Zonta (Vinhos Speranza), Geyce Marta Salton (Vistamontes Vinícola) e Paloma Buffon (Vinícola Buffon)
SÓCIOS FUNDADORES
Produtores:
Cristofoli Vinhos de Família
Dal Pizzol Vinhos Únicos
Speranza Vinhos
Vinícola Buffon
Vinícola Mena Kaho
Vinícola Monte Rosário (Vinhos Rotava)
Vistamontes Vinícola
Setoriais:
Cristofoli Enogastronomia
Estrelas do Brasil Comércio de Vinhos
Granja Paulina
Ricordo Villa Paulina
Siracusa Limoncello
Mãe das gêmeas Bella e Belinda, Brenda Feder Felix é a Madrinha da Amamentação 2025
Obras de pavimentação no Vale Aurora estão em andamento
UCS | Inscrições abertas para aula preparatória ao ENEM do dia 9 de agosto