Nesta terça-feira (29), ocorreu Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), em Bento Gonçalves, o encerramento da capacitação “Aperfeiçoamento de Profissionais de Apoio Escolar” com o tema “Atribuições, princípios éticos e responsabilidades”, para os 120 auxiliares de educação e monitores da rede pública de ensino. O encontro foi ministrado pelas professoras do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) Graciela Tramontina Poletto e Karina Delai Celant e contou com a participação da enfermeira Alexandra Cátia Lange Morandi, e da fisioterapeuta Suzana Sacilotto, que explanaram sobre manejos e cuidados no dia a dia da escola.
Durante a capacitação, também foram discutidas estratégias de abordagem humanizada, pautadas na empatia, no respeito e na ética promovendo um cuidado responsável e afetuoso. Ressaltou-se a importância da parceria entre a família e a escola no processo educativo e no cuidado integral das crianças.
De acordo com Karina, “a capacitação também se consolidou como um importante momento de escuta e troca de experiências entre os participantes, favorecendo o compartilhamento de vivências, saberes e reflexões que fortalecem o compromisso coletivo com uma educação mais acolhedora, segura e inclusiva”, destaca.
No dia 24 de julho, o Setor de Nutrição ministrou a capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, para, aproximadamente, 50 merendeiras. Os conteúdos abordados foram Contaminantes Alimentares e riscos associados; Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA); Manipuladores – hábitos e cuidados higienico-sanitáios; Manipulação, conservação, armazenamento e exposição de alimentos; Documentação e Registros; Controle integrado de pragas; estrutura física das áreas de manipulação, produção e armazenamento; entre outros.
Desde 21 de julho, a Secretaria de Educação vem proporcionando a jornada formativa durante o recesso escolar. Na semana passada, mais de 800 professores participaram de oficinas de qualificação em parceria com o Instituto Brasil Solidário e a Editora Moderna. Desde Jornal Escolar até Inteligência Artificial, de Música a Educação Financeira, criar um Livro Ilustrado a Psicomotricidade, foram mais de 16 temas: propostas que ampliam o escopo da aprendizagem e criam novas possibilidades de trabalhar em sala de aula, tudo conforme as necessidades dos professores.
O recesso escolar vai até 1º de agosto, com retorno às aulas no dia 04 de agosto de 2025.
“Corpos em Cena” apresenta mostras gratuitas de teatro em Bento Gonçalves
Secretaria de Cultura realiza repasse da PNAB referente ao Edital Vozes de Bento
Sistema FIERGS e Exército firmam parceria que busca capacitar 10 mil jovens do serviço militar até 2027