O ritmo e a tradição da capoeira estão transformando a realidade de crianças e adolescentes no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves. O projeto “Capoherança: Ginga do Ontem, Herança do Amanhã” oferece oficinas gratuitas da arte afro-brasileira, fomentando a cultura, a disciplina e o pertencimento social na comunidade.
Liderado pelo proponente Felipe Masiero, o projeto foi contemplado no Edital 07/2025 – Fomento em Áreas Periféricas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), recebendo um aporte de R$ 30.000,00 da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A PNAB, programa do Ministério da Cultura, fundamental para o fomento cultural, permite que iniciativas como essa cheguem a regiões que mais necessitam de acesso e investimento em atividades artísticas e sociais.
As oficinas regulares de capoeira acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h30min às 21 horas, e são abertas a crianças e adolescentes de todas as idades do bairro Vila Nova II. As aulas ocorrem em espaços cedidos pelo CTG Presilha da Serra e na Praça Rui Boza, da Escola Municipal Professora Maria Benini, locais onde as atividades já eram realizadas de forma voluntária. A ação busca impactar diretamente cerca de 40 crianças e jovens, além de seus familiares, utilizando a capoeira como uma poderosa ferramenta de transformação social. Para mais informações sobre as oficinas, o contato é 54 99164.7283.
Além das aulas regulares, o projeto “Capoherança” prevê a realização de dois eventos de grande relevância para a comunidade e para a difusão da capoeira na cidade. No dia 16 de agosto, a Praça do bairro Vila Nova II será palco de um evento especial, que incluirá uma Oficina com o Mestre Capelão, incluindo atividades como movimentação e acrobacias, almoço, instrumentação e musicalidade e uma roda de capoeira. Neste dia, em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 23 de agosto.
Já no dia 11 de outubro, o CTG Presilha da Serra, também no bairro Vila Nova II, receberá o 3º Batizado e Troca de Graduações. Este evento, que promete celebrar a evolução dos praticantes, ocorrerá das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas. A ação conta com a participação da Associação Cultural Brasileira Capoherança, do supervisor oficineiro Mestre Manduvá, do organizador Mestrando Kusko e do padrinho oficineiro Mestre Nino Alves.
O secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, ressalta a importância de projetos como o “Capoherança”.
“A capoeira é uma manifestação cultural riquíssima, que vai muito além da luta. Ela é arte, música, história e, acima de tudo, uma ferramenta poderosa de inclusão social. É fundamental que projetos como este aconteçam em bairros periféricos como o Vila Nova II, onde o acesso à cultura e a atividades formativas pode transformar a vida de nossas crianças e adolescentes. O investimento da PNAB, por meio dos nossos editais, reflete nosso compromisso em levar a cultura para todas as áreas da nossa cidade, garantindo que ninguém fique à margem de oportunidades.”, afirma Soares.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
“Corpos em Cena” apresenta mostras gratuitas de teatro em Bento Gonçalves
Secretaria de Cultura realiza repasse da PNAB referente ao Edital Vozes de Bento
Sistema FIERGS e Exército firmam parceria que busca capacitar 10 mil jovens do serviço militar até 2027