Proprietário da Così Gelato, participou da disputa nos dias 22 e 23 de julho, em São Paulo, com o gelato de sabor autoral ‘La Cucagna’. A edição 2022/2025 contou com mais de 3,5 mil profissionais inscritos em todo o mundo. Produto já está disponível aos clientes nas quatro lojas na Serra Gaúcha.
O Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha e mais precisamente Bento Gonçalves estão oficialmente no mapa mundial do gelato. Vinicius Bortoli Buffon, 43 anos, mestre gelatiere à frente da Così Gelato, foi selecionado entre os 15 melhores do Brasil na final nacional do Gelato Festival World Masters, realizada nos dias 22 e 23 de julho. O evento ocorreu durante a Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Food Service (FIPAN), em São Paulo, um dos maiores eventos do segmento da América Latina.
Vinícius foi o único representante gaúcho no concurso. De toda a região Sul do Brasil, estavam na final apenas o bento-gonçalvense e uma competidora de Londrina (PR). Ele levou o sabor autoral “La Cucagna”, um gelato criado para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. O nome vem da expressão italiana ‘Fare la cucagna nel paese della fortuna’, usada por imigrantes que buscavam uma vida melhor no Brasil, uma terra de abundância e oportunidades.
“Recebi um elogio especial do chef francês Claude Troisgros, que disse ‘seu gelato está marrrravilhoso’. Isso já vale toda a jornada. Me senti extremamente orgulhoso em levar nossa região para uma final tão competitiva. O nível estava altíssimo, e estar entre os melhores já é um reconhecimento gigante”, conta Vinicius.
Além de Claude, o júri era formado pela chef pâtissière nipo-brasileira de destaque internacional, Saiko Izawa, e pela jornalista especializada em gastronomia Patrícia Ferraz, colunista do caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo.
Ingredientes do “La Cucagna”
A composição inclui ricota cremosa, que representa a escassez e o aproveitamento integral de ingredientes, já que a ricota é feita a partir do soro do leite; uvada artesanal com casca, que homenageia a uva, um dos maiores legados da imigração italiana na Serra Gaúcha; sfregolá de amêndoas, que traz crocância e delicadeza ao sabor, sem sobrepor os demais ingredientes, e o tomilho, que combina perfeitamente com a uva, oferecendo frescor e aroma.
O “La Cucagna” está disponível nas quatro lojas da Così na Serra Gaúcha, localizadas na Via Gastrô, Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e Garibaldi.
Reconhecimento
Apesar de não ter sido selecionado entre os dois brasileiros que representarão o país na final mundial de 2026, Vinícius celebra o reconhecimento.
“Estar entre os 15 melhores gelatieres do Brasil, em uma competição dessa magnitude, mostra que estamos no caminho certo, com técnica, planejamento e muito amor ao que fazemos”, observa.
Entre os 15 finalistas da etapa nacional, havia representantes do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A edição 2022/2025 contou com mais de 3,5 mil gelatieres inscritos em todo o mundo.
A final brasileira foi organizada pela Carpigiani do Brasil e pela distribuidora 3L Locações, parte do grupo Metalfrio, em colaboração com a Carpigiani Gelato University, a escola mais renomada do mundo para empreendedores de gelato de sucesso, e a Sigep – Italian Exhibition Group, a principal feira B2B mundial dedicada ao gelato artesanal, confeitaria, panificação e café.
De farmacêutico a mestre do gelato
Vinicius é farmacêutico bioquímico e administrador de empresas. A paixão pelo gelato começou em 2017, quando ele e sua esposa, Patricia Fior Postingher Buffon, publicitária e responsável pelo design e estratégia da marca, decidiram apostar no sonho de empreender com um produto que unisse qualidade, tradição e criatividade. Nascia ali a Così Gelato, inaugurada em dezembro de 2017, em Bento Gonçalves.
O primeiro contato com o universo do gelato veio a partir de uma ideia da irmã Rosana e do cunhado italiano, que produziram gelato artesanal por um breve período em 2015. Com o retorno deles à Itália, Vinicius e Patricia decidiram seguir com o projeto por conta própria, dando origem ao negócio familiar que hoje é referência na Serra Gaúcha.
A trajetória como gelatiere inclui formação completa pela renomada Carpigiani Gelato University, com módulos básico, intermediário e avançado realizados em São Paulo com mestres como Carolina Nannini e Luca Cappelletti. Em 2024, Vinícius também participou de uma imersão intensiva na Itália, com nomes como Giuseppe Zerbato e Barbara Bettera, da 5.1 Gelato, aprofundando técnicas de produção artesanal e criatividade em receitas.
Fonte: MComunicação
Foto: Daniel Damas
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA