Durante os trabalhos, os vereadores analisaram e discutiram matérias que envolvem tanto o cotidiano da cidade quanto pautas que tramitam em nível federal. A Ordem do Dia incluiu a votação de uma moção e um projeto de lei.
Um dos destaques foi a Moção nº 22/2025, de autoria de todos os parlamentares, que manifesta apoio do Legislativo bento-gonçalvense ao Congresso Nacional pela derrubada do Decreto Presidencial que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os vereadores argumentaram que a medida federal impacta negativamente a economia local e nacional.
Na esfera municipal, o plenário aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 66/2025, que autoriza o Município a permutar áreas de terra com particulares, uma medida voltada à reorganização urbana e que poderá trazer benefícios à infraestrutura local, principalmente na saúde e na educação do bairro São Roque.
Ocuparam a tribuna os vereadores Marlene Pelicioli (Cidadania), Moisés Scussel (MDB), Paulo Souto (PSDB), Postal (PL), Gabrielli (MDB), Anderson Zanella (Progressistas), Edson Rogério Biasi (Progressistas), Volmar Giordani (Republicanos), Joel Bolsonaro (PL) e José Antonio Gava (PSDB).
Além disso, foram lidos cinco pedidos de informação direcionados ao Executivo, abordando desde concursos públicos na área da educação até obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas e reformas em praças. A sessão também registrou o recebimento de novos projetos de lei protocolados pelo Poder Executivo e vereadores, entre eles o que institui o Programa de Recuperação Fiscal do Município (REFIS 2025).
A próxima Sessão Ordinária está marcada para segunda-feira, 4 de agosto, especialmente às 10h (devido a abertura da FIMMA Brasil 2025), com transmissão ao vivo nos canais oficiais da Câmara.
Links oficiais:
https://www.youtube.com/c/TVC%C3%A2maraBentoRS
https://www.facebook.com/camarabento
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA