A Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva e do Setor de Saúde da Criança e Adolescente, realiza no dia 30 de julho, a partir das 13h, o Simpósio de Desenvolvimento Infantil, na Fundação Casa das Artes. O evento gratuito tem como público-alvo os profissionais da saúde e da educação da rede pública de serviços, assim como, é aberto para a comunidade.
Na ocasião, serão debatidos dois temas. O primeiro é “Estimulação para atingir os marcos do desenvolvimento motor: o que fazer?”, com a fisioterapeuta da Prevenire Tacchimed, Karen Trevisan, que vai aprofundar o contexto da estimulação precoce para alcançar os marcos motores. “Vou falar sobre os marcos motores de 0 a 5 anos com elucidação de estímulos para cada fase com cunho prático, desenvolvimento motor típico e atípico, os fatores preponderantes dos primeiros 1000 dias, neuroplasticidade, inclusão e dispositivos auxiliares”, ressalta Karen.
A segunda é sobre “Medicalização infantil: implicações no processo de cuidar”, com a psicóloga Clarívia Possamai, que irá abordar sobre o uso de medicamentos na infância e suas implicações. “A medicalização infantil acontece quando questões como comportamento, aprendizagem ou emoções são tratadas principalmente com medicamentos. Isso impacta diretamente o processo do cuidar, porque reduz a infância a um diagnóstico, silenciando expressões e vivências importantes” comenta Michele, Coordenadora do NUMESC.
De acordo com a supervisora do Programa Saúde na Escola, Kátya Vieira de Carvalho, o Simpósio trata de temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento infantil desde o nascimento, convidando o público a refletir sobre comportamentos comuns da infância que, muitas vezes, são interpretados como transtornos do desenvolvimento. A proposta é provocar um olhar mais atento e crítico sobre a tendência à medicalização precoce, questionando o uso imediato e como única resposta a esses desafios.
“Muitas crianças são classificadas antecipadamente devido aos seus comportamentos ou desempenhos. O Simpósio propõe uma reflexão para desmistificar essas questões e ampliar o olhar sobre o desenvolvimento infantil. Antes de se considerar a medicalização, é importante investigar possíveis causas fisiológicas, como: alterações na visão ou na audição que, também, interferem no desenvolvimento motor”, destaca Kátya.
Serviço
O que: Simpósio de Desenvolvimento Infantil
Quando: 30 de julho
Horário: a partir das 13h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA