Antes de pegar a estrada, confira este check list viagem, são cuidados que podem evitar transtornos e principalmente, salvar sua vida e de sua família.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar faz operações na maioria dos feriados ao longo do ano, seguem algumas dicas para você conferir, antes de pegar a estrada:
Planejamento do trajeto
Planejar a viagem com antecedência e evite os horários de maior tráfego;
Organize seu roteiro de passeios e, caso não conheça o percurso, mantenha-se na faixa da direita, onde é permitido trafegar em menor velocidade, utilize sempre o cinto de segurança. Seu uso é obrigatório tanto para os ocupantes dos bancos da frente quanto os ocupantes do banco traseiro.
Manutenção do veículo, documentação e medicamentos(caso necessário).
Só viaje se as revisões programadas estiverem em dia, ou procure o mecânico para efetuar as manutenções adequadas;
Planeje a viagem prevendo pontos de parada e descanso, certifique-se de que está portando todos os documentos.
Procure seu médico, preferencialmente, entre 4 e 8 semanas antes da viagem para informar seu roteiro. Peça orientações sobre cuidados para proteção contra doenças e lesões.
Você pode ter dificuldade ou não encontrar os medicamentos que utiliza habitualmente durante a viagem. Peça orientação ao seu médico sobre quais medicamentos e em que quantidade deve levar durante a viagem, incluindo a bagagem de mão, acondicione os medicamentos de acordo com as normas do fabricante e acompanhado da caixa e bula originais.
Comportamento
Fique atento ao limite de velocidade permitida nas vias. Em caso de manobras, sinalize, bebida alcoólica não combina com viagem segura. Se for dirigir, não arrisque: não consuma nenhuma bebida alcoólica;
Mandar mensagens de texto, falar ao celular, trocar de música no seu mp3, utilizar um fone de ouvido ou carregar seu cãozinho no colo são infrações, pois a distração pode acabar em acidente.
Evite o cansaço em trajetos ou viagens longas, fazendo paradas a cada duas horas.
Não dirija com sono. Dormir é fundamental para a saúde do ser humano. É uma ação natural e fisiológica. De acordo com especialistas, o ideal é que as pessoas durmam de seis a oito horas diariamente.
CRBM/Comunicação Social
Fonte: Site Oficial Ministério dos Transporte e site Trekken
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves