Exibições e debates foram na Casa das Artes de Bento Gonçalves
Em cerimônia de encerramento das atividades realizada domingo à noite, no Anfiteatro Ivo Da Rolt, da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, o Festival Internacional de Cinema Respira anunciou os dez curtas premiados de sua primeira edição. Eles foram definidos entre os 20 finalistas selecionados pelo júri e voto popular dentre os 374 inscritos para esta primeira edição do festival realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, com financiamento Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS.
Os premiados na categoria Animação foram “Caramelo e os Outros 500”, pelo voto popular, e “Carcinização”, pelo júri oficial. Na categoria Documentário, os premiados foram “De Coração”, pelo voto popular, e “Pedagogias da Navalha”, na votação do júri. Já na categoria Experimental/Videoarte, os premiados foram “Nada Obsta”, pela votação popular, e “Limite”, no voto dos jurados. E a categoria Ficção premiou, pelo voto popular, o curta “Desde Criança Eu Sempre Quis Morar no Rio”, e, no vot ação do júri, “Americana”. Também foram concedidas duas menções honrosas para “Maria Piauí”, do coletivo Maria Piauí, e “A Busca do Eu e o Silêncio, do diretor surdo Giuliano Robert. Cada premiado ganhou o valor de cinco mil reais, totalizando uma premiação de R$ 40 mil.
A programação desta primeira edição contou com uma sessão acessível realizada na sexta-feira à tarde com a participação de integrantes da Associação de Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), que assistiram os filmes com recursos de audiodescrição. Também na sexta foi realizado o debate “Gênero, imagem e espaço” e, no sábado, o painel “Espelhos negros: compondo um caleidoscópio de trajetórias diversas”, além de um bate-papo com os realizadores audiovisuais presentes em Bento Gonçalves. O festival reuniu um público de mais de 300 pessoas que acompanharam as sessões e debates presenciais, além do público virtual de mais de 400 pessoas, que assistiram as transmissões pelo canal do Festival no YouTube.
Depois da premiação em Bento Gonçalves, inicia uma mostra dos dez vencedores que circulará por Montenegro, Caxias do Sul, São Valentim do Sul, Cotiporã, Veranópolis e Monte Belo do Sul em parceria com o Cine SESC. As datas das exibições ainda não estão definidas. Uma que já está certa é a de Montenegro, que será no dia 15 de agosto, na Fundarte, com ao menos duas sessões.
O produtor cultural e organizador do Festival Respira, Rogério Rodrigues, destaca a importância da realização desta primeira edição:
“A meu ver a primeira edição do Festival foi um sucesso! A interação de todos os presentes, jurades, realizadores, produção e comunidade, foi o que mas me chamou atenção. Gostaria de agradecer aos que prestigiaram nosso festival, aos apoiadores e colaboradores pela dedicação. Acredito que foi um momento de celebração ao cinema independente nacional e a diversidade. Buscamos mostrar que um mundo igualitário e sem preconceitos é possível e assim fomentar o debate sobre representatividade e cinema. Estou muito feliz com resultado. Quiçá com o apoio do empresariado local possamos realizar uma seg unda edição.”
O Festival Internacional Respira é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, com financiamento Iecine, Pro-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do RS.
Credores de precatórios emitidos pelo Tribunal de Justiça do RS têm até 15 de agosto para manifestar interesse em conciliação
Bento-gonçalvense Vinicius Buffon fica entre os 15 melhores gelatieres do Brasil, em disputa pelo Gelato Festival World Masters
Sorteio do Nota Fiscal Gaúcha distribui R$ 200 mil em prêmios na quinta (31)