O coronel Andreis Silvio Dal’Lago será o novo comandante-geral da Brigada Militar, após a aposentadoria compulsória do coronel Alfeu Freitas Moreira, que deve ocorrer até o dia 17 de janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), pelo governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, na cerimônia que outorgou a Medalha Negrinho do Pastoreio ao atual comandante.
A formação do novo comando da Brigada Militar segue a ordem de sucessão da corporação. O coronel Mario Yukio Ikeda também deve passar a integrar a hierarquia militar como subcomandante-geral, e o coronel Julio Cesar Rocha se mantém como chefe do Estado Maior.
Para o governador, a indicação dos coronéis Andreis Dal’Lago e Mario Ikeda faz com que o trabalho desempenhado pelo comandante homenageado, que deixará o cargo para se aposentar, continue sendo bem desempenhado.
“Sou daqueles que pensa que temos que valorizar a vida pública porque é um trabalho diferente de todos, na medida em que deve ser prestado às pessoas. Esse é um momento de reconhecimento de toda a sociedade pela trajetória de vida do coronel Alfeu Freitas Moreira, que enfrentou ao longo do tempo as dificuldades com muita inteligência, destemor e serenidade. Espero que o novo comando tenha o mesmo empenho”, afirmou Sartori.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, reconheceu o trabalho do coronel Alfeu Freitas Moreira como exemplar para a centenária Brigada Militar. Também acredita que o novo comandante, coronel Andreis Dal’Lago, possui qualificação e competência para seguir à frente da corporação em um “esforço de continuidade e mudança para superar as dificuldades”.
“Apesar da convivência efêmera, reconheço a postura equilibrada, firme, séria, qualificada e competente do coronel Alfeu, que deixa um legado de exemplo em um país carente de exemplos. Certamente, o novo comando terá o exemplo que merece ser seguido”, ressaltou.
“Seguiremos o trabalho iniciado e temos como objetivo fundamental aperfeiçoar e aprofundar as relações entre as instituições (da Segurança Pública). Temos convicção de que somando energias teremos maior efetividade”, reiterou o novo comandante Andreis Dal’Lago.
Freitas agradeceu o privilégio de pertencer à corporação desde os 17 anos de idade e a honra de comandar a Brigada Militar por 35 anos. “Sempre terei uma eterna gratidão por todos. Espero ter contribuído e desempenhado o papel à altura do que me solicitaram, tanto governo, população e especialmente a Brigada Militar. Espero que outros agora possam trabalhar para ajudar a cuidar para que filhos e netos tenham a devida segurança que merecem”, disse o coronel.
Comando-Geral
O novo comandante-geral, coronel Andreis Silvio Dal’Lago tem 54 anos, é natural de Caxias do Sul e ingressou na corporação há 33 anos. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Ufrgs), é especialista em Filosofia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciência e Letras de Candeias, na Bahia, e mestre em Serviço Social pela PUCRS.
Dal’Lago passou pela Academia de Polícia Militar, participou do Comando Regional da Serra, do Estado Maior da BM, foi subcomandante-geral da corporação e trabalhou no Departamento Administrativo, no 12º e 34º Batalhão de Polícia Militar.
Subcomando-Geral
Natural de Canoas, o coronel Mario Yukio Ikeda tem 50 anos de idade, 32 de serviço, e atualmente comanda o Policiamento da Capital (CPC). Na corporação, foi comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas, quando participou do Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria da Segurança Pública, durante a Copa do Mundo 2014. Também passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar de Porto Alegre, Batalhão de Operações Especiais e Estado Maior da Brigada Militar.
Acompanharam a homenagem e o anúncio, deputados; representantes e oficiais da Casa Militar; Brigada Militar; Susepe; Instituto-Geral de Perícias e Polícia Civil.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco